Com apoio do Senac, SKY lança programa de educação audiovisual

A programação televisiva vista sob o prisma da educação. A partir desse conceito, a SKY, em parceria com o Senac São Paulo, colocou em prática o Escola+ no Brasil. A proposta é que professores da rede pública de ensino utilizem recursos audiovisuais em atividades de sala de aula e instiguem seus alunos a uma leitura crítica sobre a linguagem da televisão. A iniciativa consiste no uso da programação de TV como ferramenta educacional nas aulas destinadas a crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos.

O Senac São Paulo é responsável pela capacitação dos professores da rede pública, ministrando aulas baseadas na metodologia ativa da instituição e no aprender na prática. O objetivo é que os educadores identifiquem, dentro da vasta programação televisiva, os conteúdos mais apropriados aos planos curriculares da educação básica e os apliquem em aulas ainda mais dinâmicas. A SKY, por sua vez, vai disponibilizar material educacional de parceiros, como Discovery na Escola, National Geographic, Disney, Take Off Media e Fundación Torneos, para enriquecer a metodologia pedagógica nas escolas.

O projeto piloto está em desenvolvimento em Jaguariúna e Jundiaí, cidades do interior de São Paulo. A iniciativa tem o apoio das prefeituras locais e deve contemplar, nesta primeira etapa, 60 instituições e mais de 25 mil estudantes da rede pública de ensino. A ação tem como referência uma experiência bem-sucedida em países da América Latina que tem capacitado professores a utilizarem recursos audiovisuais em salas de aulas. No Brasil, o objetivo do projeto é que seja ampliado gradativamente, atendendo a outras cidades do país.

Implementado em 2007 pela DIRECTV, o programa abrange atualmente oito países latino-americanos – Chile, Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Porto Rico, Venezuela e Uruguai. No Brasil, o projeto pioneiro Escola+ faz parte das ações de responsabilidade social da SKY, que conta com a experiência educacional do Senac São Paulo para capacitar os professores da rede pública de ensino.

Sandro Mesquita, vice-presidente de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade da DIRECTV Latin America e líder do time da SKY no Brasil, conta que o conteúdo audiovisual é uma ferramenta educacional que apoia os professores em seus processos pedagógicos. “Estamos muito felizes em trazer o Escola+ para o Brasil. Esperamos que o sucesso do programa na América Latina possa ser replicado localmente, assim, nos próximos anos, poderemos expandi-lo para todas as regiões do país”.

À frente do processo de capacitação dos professores, uma equipe de especialistas do Senac São Paulo ministra aulas teóricas e práticas, estruturadas a partir de situações reais vivenciadas pelos educadores da rede pública. O conteúdo pedagógico conta com atividades presenciais e de ensino a distância e foi elaborado conforme a proposta do programa Escola+.

Para Maurício Pedro, gerente do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo – área responsável pelo desenvolvimento do Escola+, o programa reforça o compromisso da instituição em viabilizar soluções educacionais customizadas, alinhadas aos objetivos estratégicos das organizações. “É gratificante saber que ferramentas audiovisuais, como a televisão, têm sido utilizadas como instrumento pedagógico e servido de motivação para professores e alunos no processo ensino-aprendizagem; e que os nossos docentes estão fazendo parte de um projeto pioneiro e bem-sucedido”.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password