Curso sobre a arte de escrever

“Passou da época também de pensarmos no texto só linearmente, com início, meio e fim, bem quadradinho. Quanto mais consciência linguística e textual a gente tem, melhor a gente consegue avaliar se o texto ‘para em pé’ efetivamente e cumpre sua função dentro de determinado contexto ou encanta, ecoa e não sai mais da cabeça do leitor”, diz Julie Fank, escritora, artista visual e também diretora-fundadora da Esc. Escola de Escrita, localizada em Curitiba. Ela vem a Salvador ministrar seu curso “Escrita Criativa”, nos dias 22 e 23 de setembro, no Tropos, Rio Vermelho. O curso aborda a escrita e a criação, seja para profissionais ou iniciantes, do ponto de vista do repertório artístico, da técnica e da marca autoral.

A língua portuguesa será apenas o suporte para a materialização do curso, mas a capacitação está longe de estar reduzida a normas gramaticais, gêneros textuais ou técnicas de redação. Pelo contrário, vai se exigir muito mais expressão do autor e de seu repertório, seu processo criativo e habilidades para transpor ao papel o que ele, de fato, quer comunicar. “Qualquer pessoa que escreva profissionalmente vai encontrar no curso uma revisão de mecanismos criativos. Sabe aquela sensação de escrever sempre a mesma coisa mesmo sem repetir palavras? O curso é uma lente de aumento para as nossas estratégias e uma sanfona aberta para a ampliação de nosso repertório. Com essas duas chaves, o reconhecimento da própria marca autoral é uma conseqüência”, explica Julie Fank.

O curso também atende aos que não escrevem profissionalmente, mas têm interesse em publicar seus escritos ou ainda iniciar um caminho profissional na literatura. Esta é a primeira vez que o curso será ministrado em Salvador, mas a Esc. Escrita Criativa já aplicou a capacitação em cidades de diferentes regiões do país, contemplando mais de três mil alunos atendidos nos últimos quatro anos. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas, pelo site www.escoladeescrita.com.br.

 * O crédito da foto é do Gus Benke 

S E R V I Ç O

Objetivos do curso 

A ideia é, durante o curso, falar sobre pilares (repertório, técnica e marca autoral) e aspectos constitutivos de qualquer peça artística (forma, conteúdo) costurando com a linguagem literária e todas as outras linguagens das quais a escrita se alimenta.

Ementa/Conteúdos

Ideia x Inspiração – deixe a musa em paz

Como começar um texto?;

Seleção lexical: cada palavra, uma sentença;

Diferentes gêneros, diferentes estratégias;

Um bom título é isca para um bom texto, como manipular expectativas a partir da primeira pista do texto;

Ambientação da escrita – a atmosfera necessária para que o leitor não abandone seu texto. [A carta de alforria da criatividade]

Já sei colocar as ideias no papel – agora é hora de criar uma boa história

O texto funcionando – na rua, no blog, no papel (no jornalismo, na literatura ou na publicidade);

Cenário x tempo x personagens x linha narrativa x narrador – o que eu posso aprender com o cinema?;

Velocidade do texto + velocidade da narração – quanto tempo o leitor vai gastar com você?

Texto, texto e texto (quem seguir, quem ler, a árvore de referências);

Subvertendo a ordem, seja qual ela for – um criativo é, antes de tudo, um subversivo.

Data

Dias 22 e 23 de setembro (sábado e domingo) das 9h às 18h.

Local

 Tropos Coworking | Rua Ilhéus, 214 – Rio Vermelho – Salvador/BA.

Duração

 Este curso tem 16 horas de duração.

Certificado

Simpirilim. O curso te dá um certificado de curso livre validável como horas complementares.

Investimento

Este curso custa R$ 590,00.  5% de desconto à vista.

Inscrição e mais informações

www.escoladeescrita.com.br

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password