Recentes casos de suspeita de sarampo na Bahia alertam a população para a importância da vacinação

Um dos principais responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos, o sarampo é considerado uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. Seus sintomas incluem febre, dor de garganta, conjuntivite e manchas na pele; o tratamento com sintomáticos e hidratação é feito para atenuá-los . A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença. A primeira imunização contra o sarampo ocorre aos 12 meses, com a tríplice viral (vacina para sarampo, rubéola e caxumba). Já aos 15 meses, o bebê deve tomar a tetraviral (vacina para sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Todas são oferecidas nos postos de saúde.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. No entanto, neste ano, 46 casos de suspeita da enfermidade foram identificados apenas na Bahia. Dos 417 municípios do estado, 60 têm alto risco de surto de sarampo e 12 têm muito alto risco, de acordo com levantamento da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Os sintomas
De acordo com o infectologista do Laboratório Sabin, Claudilson Bastos, os sintomas da doença, apesar de se confundirem com os de uma virose, têm algumas diferenças. “Embora o sarampo se manifeste com uma tosse mais persistente, coriza e febre, o indivíduo também pode apresentar conjuntivite, e, depois de alguns dias surgem manchas na pele”, destacou. O médico ressaltou ainda que adultos com problemas de saúde ou desnutridos podem apresentar um quadro mais grave da doença, com infecção respiratória, otite e encefalite.

A campanha
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo acontece entre até o dia 31 de agosto, com o chamado Dia D de Mobilização Nacional, agendado para 18 de agosto. Todas as crianças com idade entre 1 e 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde – mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente. A vacina também está disponível nas unidades do Sabin em Salvador.

 

Kátya Elpydio5131 Posts

Criei o Borimbora com o objetivo fundamental de fazer com que você esteja sempre à frente do seu tempo no que diz respeito à comunicação na sua totalidade. Nenhum de nós é TÃO BOM quanto todos nós JUNTOS!

0 comentários

Deixe um comentário

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password