Robério Braga lança olhares sobre a cabeça dos afrodescendentes

  • Robério Braga lança olhares sobre a cabeça dos afrodescendentes
  • Robério Braga lança olhares sobre a cabeça dos afrodescendentes

O fotógrafo baiano Robério Braga foi buscar nas cabeças que simbolizam a ancestralidade africana a inspiração para sua nova mostra: “A Missa”. A exposição tem curadoria de Diógenes Moura e será aberta no dia 8 de agosto, no Solar Ferrão, Centro Histórico, integrando a programação principal da Feira Literária do Pelo – Flipelô. O fotógrafo foi convidado especialmente pela organização do evento para ocupar o espaço da programação que, na edição anterior, coube ao argentino-baiano Carybé.

“O projeto é uma viagem visual pelas cabeças penteadas na vida cotidiana e em períodos festivos. É uma busca estética e étnica dos significados dos penteados, em estilos contemporâneos e tradicionais, que identificam as matrizes africanas. Percebi que na cultura africana o corpo é um dos melhores suportes para receber símbolos que traduzem lugares, segmentos étnicos, comunidades, sociedades e civilizações”, afirma o fotógrafo, que ambientou toda a sua produção nas igrejas barrocas do Centro Histórico de Salvador, daí o título “ A Missa”.

Baiano de Salvador, Braga iniciou sua carreira como fotógrafo em 1993, participando da Bienal do Recôncavo (São Felix) e da Mostra Nacional de Fotografia na UFBA. Em São Paulo atuou como diretor de fotografia em cinema e publicidade, tornando-se também diretor de cena. Em 2003, fundou a Produtora Maria Bonita Filmes, direcionada para o mercado publicitário e que também produziu para a televisão, atendendo a clientes como Canal Futura, Sony do Brasil, TV Cultura, Multishow, entre outros. Hoje, Braga integra o seleto grupo de fotógrafos representados pela “Pequena Galeria 18”, do galerista Mário Cohen, no Rio de Janeiro. Há alguns anos, trouxe para Salvador a exposição “Luz Negra” (Museu Costa Pinto), depois levada para São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa (Portugal).

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password