Cegueira na diabete

A cegueira afeta de várias maneiras e em tipos diferentes de diabetes 

Com a tecnologia progredindo rapidamente o ser humano se acostumou com alimentação rápida. Assim os alimentos industrializados possuem grande quantidade gorduras não saudáveis e açúcar. Este açúcar em excesso no sangue pode acarretar problemas severos, como a diabetes, que possui consequências, como a cegueira.

Segundo a médica Márcia Simões da Eden Clínica, em Curitiba, “o maior previsor de complicações são os picos de hiperglicemia no sangue do paciente. Estudos demostram que 90% das pessoas com diabetes há mais de 20 anos possuem algum grau de acometimento ocular (retinopatia)”, ou seja, pacientes com longo histórico de diabetes são altamente propensos à cegueira.

De acordo com a médica os tipos de diabetes interferem no risco de desenvolver a doença: “O risco de desenvolver a doença em um paciente com DM tipo 1 pode ser aumentada pelo maior tempo de doença que o paciente possui. Esse problema, porém, pode ser evitado mantendo sempre a doença bem controlada”, isto é, os cuidados são extremamente essências pois mesmo tendo a doença há chance de controle dela.

Para a médica, “o  ideal para os pacientes com DM tipo 1 é consultar com o oftalmologista assim que descobrir a doença e pacientes com DM tipo 2 consultar após 5 anos do diagnóstico da diabetes. É feito o exame de fundo de olho, muito simples, onde já se pode identificar se existem ou não alterações”, ou seja, o acompanhamento de um especialista é fundamental. Como a médica ressalta a procura por um especialista deverá ser imediata. “Qualquer médico está apto para diagnosticar e tratar a doença, porém o médico clínico geral e o endocrinologista são os que mais a acompanham.”

Serviço: Eden Clinic

Dr. Marcia Simões

Médica e Diretora Técnica da Eden Clinic

CRM 33207

41 3501-9358

contato@edenclinic.com.br

http://www.edenclinic.com.br/

Rua Padre Anchieta, 2050, Bigorrilho, Curitiba -Pr.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password