Edital da UFBA oferece bolsas para estudantes com vulnerabilidade socioeconômica

Estudantes de pós-graduação em situação de vulnerabilidade econômica e sem rendimentos podem se inscrever até o dia 30 de maio para o edital Nº 01/2018 da Pró-Reitoria de Ensino e Pós-Graduação (Propg) da UFBA. O edital disponibiliza 15 bolsas de mestrado e 2 bolsas de doutorado pela Capes Demanda Social e realizará um cadastro para futuras bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Para concorrer, é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado nos cursos de pós-graduação stricto sensu da UFBA e atenda aos critérios de vulnerabilidade econômica definidos pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae). Fazem também parte das exigências da seleção não possuir mais de uma matrícula ativa na instituição, não ter vínculo empregatício ou receber bolsa de estudos de seu respectivo programa de pós-graduação. 

“A pós cresce a cada ano, mas as bolsas estão estagnadas”, afirma o coordenador de Ensino e Pós-Graduação, Ronaldo Oliveira. Por esse motivo, ele avalia o edital como um importante instrumento frente às ameaças de cortes no orçamento e para assegurar a permanência de estudantes de pós-graduação que, sem bolsa de estudos, não encontram condições de concluir o mestrado e doutorado. “O elo que primeiro sente na cadeia é o estudante, que sofre a falta da bolsa de pesquisa e também os recursos para a condução de sua dissertação ou tese. Mas um foco que para nós é extremamente importante é tentar minimizar as dificuldades de nossos alunos em maior grau de vulnerabilidade, que se acentua a cada dia, especialmente com o advento das cotas na Pós-Graduação”, diz Oliveira.

Desde janeiro de 2017, a UFBA adota o sistema de cotas, no qual são reservadas, no mínimo, 30% das vagas ofertadas para candidatos negros (pretos e pardos) e uma vaga a mais em relação ao total ofertado nos cursos para candidatos enquadrados em cada uma das categorias de quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e trans (transgêneros, transexuais e travestis). Em 2018, foram 1.081 bolsas de mestrado, 950 bolsas de doutorado, totalizando 2031 bolsas pela Capes, Cnpq e Fapesb. Número que não consegue alcançar a totalidade de estudantes de pós. A pós-graduação, em comparação, conta atualmente com 6.608 estudantes.

A análise socioeconômica será realizada pela Proae de 04 a 25 de junho e resultará numa lista de classificação de candidatos, que será utilizada na distribuição das bolsas. O resultado final será divulgado em 10 de julho. A cada semestre será renovada a lista de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, não sendo aproveitados perfis socioeconômicos de semestres anteriores.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password