Forrozeiros se unem para preservar as tradições juninas

  • Forrozeiros se unem para preservar as tradições juninas
  • Forrozeiros se unem para preservar as tradições juninas
  • Forrozeiros se unem para preservar as tradições juninas
  • Forrozeiros se unem para preservar as tradições juninas

Um grupo formado por 29 forrozeiros se uniu, em torno de um trabalho conjunto, para reafirmar a importância do forró para as tradições juninas. Na última terça-feira (22), eles lançaram, em Salvador, o CD Forró, Festa e São João, que teve direção musical de Targino Gondim. O evento realizado na capital baiana foi o segundo de uma série que prevê lançamentos em Fortaleza, Aracaju e outras capitais do Nordeste. Além de Targino, estiveram presentes no encontro que lotou o Teatro Eva Hertz, no Salvador Shopping,  os cantores Adelmário Coelho, Waldonys, Nádia Maia, o Trio Nordestino e o Quinteto Sanfônico do Brasil.

“Foi uma ideia de Flávio José que a gente encampou e conseguiu produzir um disco de 15 faixas com os melhores forrozeiros do Brasil, homenageando os compositores Antonio Barros e Cecéu. Isso representa a união dos forrozeiros, que nunca estiveram tão focados num só propósito”, afirmou Targino.

Adelmário Coelho concorda: “Além da riqueza musical, esse projeto proporciona um diálogo entre os seus integrantes, a fim de otimizar ainda mais a nossa cultura”.

Para Waldonys, o trabalho mostra a verdadeira raiz do São João, uma vez que traz um repertorio de clássicos e nomes como Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho, Banda Fulô de Mandacaru, dentre outros.

Algumas canções presentes no CD foram cantadas pelos artistas que interagiram com os quase 200 espectadores do encontro. “Olha pro céu”, “Arraiá da capitá”, dentre outras canções integram o repertório joanino do trabalho.

Para Marquinhos Café, que também integra do Quinteto Sanfônico do Brasil, estava emocionado. “Meu pai me apresentou a esses artistas através dos discos e hoje tenho o prazer de tocar com eles”, disse.

Uma das mulheres que integram o disco, assim como Elba Ramalho, Nádia Maia disse que o CD ajuda a suprir uma carência que o público forrozeiro tem no São João. “Temos que manter a história e preservar a cultura nordestina”, avalia Jonas, integrante do Trio Nordestino.

CRÉDITO: GABRIEL CARVALHO​

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password