Hemóveis recebem doadores em estacionamentos de universidades

Doar sangue é doar vida, e esse ato fica ainda mais fácil quando as unidade móveis – hemóveis – da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estacionam em pontos estratégicos do estado. Desde o início da semana, dois veículos permanecem no estacionamento do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC), ambos na Avenida Luís Vianna Filho, a Paralela, em Salvador. Os hemóveis ficarão nos estacionamentos das universidades até esta sexta-feira (18), das 8h às 17h.

Com capacidade de coletar 120 bolsas por dia, os hemóveis possuem estrutura completa, similar ao disponível no Hemocentro Coordenador da entidade, localizado na Avenida Vasco da Gama. O tecnólogo em Logística, Ulisses Augusto, foi à Unijorge fazer uma doação para um amigo. “Hoje, estou doando e outra pessoa está precisando. Amanhã, pode ser eu quem precise do sangue para fazer uma cirurgia”, analisou.

A estudante de Jornalismo Danielle Souza aconselha todos a fazerem doações: “É super rápido. Em 20, 30 minutos, na verdade, estamos fazendo uma doação de amor”. A colega da mesma turma, Amanda Maria Azevedo, é doadora há muito tempo. “Desde a primeira vez que fiz, eu não paro de doar. É um bem muito grande que se faz, e é um gesto muito simples, mas que faz grande diferença na vida das pessoas”, concluiu.

Estoque

Desde o início deste ano, os estoques da Hemoba estão em alerta. RH de fatores negativos e os tipos O+ e A+ são as principais ausências. “A gente conclama a população que realize esse ato de solidariedade, pois em menos de uma hora é possível, sim, salvar uma vida”, alertou a diretora de Hemotarapia da Hemoba, Iraildes Santana.

Qualquer pessoa que tenha entre 16 e 69 anos pode doar, sendo que menores de 18 devem ir acompanhados de responsáveis. Para estar apto à doação, é preciso estar bem alimentado, em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. O organismo repõe o volume de sangue liberado na coleta nas primeiras 24 horas. Além disso, todo o material usado pelos profissionais no momento da doação é descartável, eliminando qualquer risco de contaminação para o doador.

Outras paradas

No sábado (19), uma unidade móvel segue para Stella Maris, onde permanece, também das 8h às 17h, na Alameda Praia de Guaratuba, número 1201, em frente à Igreja Batista Betania. Na próxima semana, tem hemóvel na Estação da Lapa (22 a 25 de maio); no Batalhão de Polícia do Exército, localizado na Paralela, antes da entrada do Imbuí (22 e 23 de maio) e no estacionamento da entrada principal do Salvador Shopping (22 e 23 de maio).

Quem preferir, pode procurar o Hemocentro Coordenador, na Avenida Vasco da Gama, ao lado do Hospital Geral do Estado, sempre das 7h30 às 12h30. Informações adicionais podem ser obtidas no site da Hemoba.

Repórter: Renata Preza

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password