Mendax, um ladrão de histórias será lançado no Salvador Shopping​​

Obra de Breno Fernandes abre oficialmente o novo stand da Caramurê 

Um romance juvenil que tem como personagens autores baianos contemporâneos em uma trama detetivesca e bem-humorada. Este é o enredo dolivro Mendax, um ladrão de histórias que será lançado no próximo dia 10 de maio, às 19 horas, no stand da editora Caramurê, no Salvador Shopping (L1). A obra de Breno Fernandes abre oficialmente o espaço.

Quem são os escritores e poetas em atividade na Bahia? Uma maneira prática e divertida de buscar essas referências é ler essa história instigante. “O livro Mendax, o ladrão de histórias, de Breno Fernandes, publicado pela FB publicações (selo juvenil da Editora Caramurê), é produto de muita imaginação e belo senso de humor. Leitura sempre agradável, pois tem o texto ágil que seduz da primeira à última página. “Estão de parabéns o autor, a editora e o leitor”, comenta Ruy Espinheira Filho um dos autores citados no texto.

Na trama, três adolescentes, Naia, Guto e Diacuí, se juntam para desvendar o enigma da identidade do Esplêndido Mendax, pseudônimo de um autor best-seller cujo rosto ninguém nunca viu, o que leva os jovens a entrar em contato com diversos escritores que vivem em Salvador hoje em dia. Os jovens então partem para bolar um plano engraçadíssimo para chamar a atenção das pessoas para sua causa.

O que motiva o trio não é a empolgação de fã, e sim o desejo de interrogar o misterioso autor sobre a conduta de ter recheado seus romances com histórias verídicas, que aconteceram com aqueles jovens, sem sua autorização — daí o epíteto de ladrão de histórias. “Mendax, de Breno Fernandes, sendo metalinguístico, é um exercício de humor e aventuras e de reflexões interessantes sobre até que ponto somos autores, onde começa nossa criação, ou mais: independentemente de quem seja o autor, não é tudo criação?”, diz o escritor Dênisson Padilha Filho.

“O tema da hiperexposição e da auto exposição é um dos eixos fundamentais do romance”, conta Breno Fernandes. “Eu não quis fazer um livro atemporal. Pelo contrário, quis fazer um livro-retrato de nosso tempo e creio que esse seja um dos temas sensíveis da época”. O intuito de retratista do autor não se revela só nas questões sociais que o livro suscita, sobretudo em relação aos preconceitos contra as minorias, mas também se revela na linguagem, que incorpora maneirismos da fala das redes sociais, e na própria estrutura do romance, um tanto fragmentado e não linear.

Dos três personagens principais o caso de Guto é o mais impactante, a nudez do garoto foi projetada em sala de aula acidentalmente, o que desencadeou um processo de bullying em sua vida escolar. Ao reencontrar o episódio em um dos livros de Mendax, o menino se vê angustiado pela ideia de que o incidente jamais será esquecido.

Apesar de ter sido direcionado para o universo juvenil o livro agrada  todas as idades por conta de sua envolvente trama. Por isso mesmo os personagens que participam são de várias gerações da literatura baiana, desde os autores que estão a mais tempo atuando até os mais jovens como Davi Boaventura que comentou o livro: “Mendax é um personagem que eu mesmo gostaria de ter escrito. Se ninguém descobrir sua identidade eu vou dizer que sou eu e pronto.”


Também se destacam os cenários da cidade que aparecem no livro: a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, o Centro Cultural da Barroquinha, a Concha Acústica e o Orixás Center são alguns dos lugares por onde circulam os personagens. Ao que parece, trata-se de um mapa afetivo do autor, locais que ele costuma frequentar. “Vivo em Salvador há vinte anos: dois deles em Brotas, onde moro atualmente, e todo o resto na Avenida Sete. É a minha parte preferida da cidade”, relata Fernandes. “É uma mina de personagens à procura de um autor. Ah!, se eu fosse Esplêndido Mendax…”

Breno Fernandes, 31, nasceu e vive em Salvador, mas passou a infância no interior do estado, na cidade de Riacho de Santana. Antes de Mendax, o ladrão de histórias (FB Publicações), publicou os romances infanto-juvenis O mistério da casa da colina (FTD) e Mil — a primeira missão (FTD), que juntos já venderam mais de 50 mil cópias. É formado em jornalismo e já trabalhou como repórter cultural, mas atualmente se dedica somente à literatura, como escritor e também como acadêmico. Faz doutorado em literatura na Universidade Federal da Bahia.

Serviço

Local: Salvador Shopping L1 (Próximo a Leader)

Dia: 10 de maio de 2018

Hora: 19h

Título: Mendax, o ladrão de histórias

Autor: Breno Fernandes

Páginas: 128

Editora: FB Publicações

Preço: R$ 39,00

Onde comprar: stand da Caramurê (Shopping Barra L2 e Shopping Salvador L1)

Foto: Breno Fernandes

O crédito fotográfico é de Leonardo Pastor.

 

Kátya Elpydio4878 Posts

Criei o Borimbora com o objetivo fundamental de fazer com que você esteja sempre à frente do seu tempo no que diz respeito à comunicação na sua totalidade. Nenhum de nós é TÃO BOM quanto todos nós JUNTOS!

0 comentários

Deixe um comentário

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password