UFBA recebe memória das lutas estudantis

A Universidade Federal da Bahia acaba de receber a custódia dos arquivos históricos do Diretório Central de Estudantes, contendo registros da atividade e lutas do movimento estudantil. Desta forma, toda a memória das lutas estudantis que estava sob a tutela do DCE passa, a partir de agora, para os arquivos da Universidade, e será guardado no Centro de Documentação, localizado na Biblioteca Reitor Macedo Costa, em Ondina.

Os documentos do DCE serão tratados e inventariados nos próximos dois meses, quando deverão ser disponibilizados para consulta pública. “É um material muito rico, que ocupa quase três estantes”, revela a coordenadora do Centro de Memória, Lucileide Cardoso, professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH). Segundo ela, o Centro de Memória foi um desdobramento da Comissão da Verdade na UFBA, que apontou a necessidade de que a universidade aprofundasse políticas de preservação da memória, resgatando suas lutas contra o regime militar e a atuação do movimento estudantil. Ela lembra que a inauguração do Centro de Memória assume uma importância significativa no momento dos 50 anos dos eventos que marcaram o mês de maio de 1968, com protestos de trabalhadores e estudantes em todo o mundo.

Além desse material, o projeto pesquisará o fundo documental da Assessoria Especial de Segurança e Informação (AESI), que atuou durante o período da ditadura militar no país. E há também uma terceira frente de trabalho voltada para a história oral, com o objetivo de resgatar depoimentos de lideranças estudantis em diferentes décadas para compor um arquivo de memórias audiovisual.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password