Estudantes de Conquista têm projeto inserido na plataforma de boas práticas educacionais do MEC

O projeto Choice, um jogo digital desenvolvido pelos estudantes  no sudoeste baiano, está entre as 30 boas práticas inseridas no acervo do Banco de Práticas Inspiradoras. A plataforma, lançada Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Península, tem a proposta de divulgar histórias exemplares de atuação de professores da rede pública em salas de aula em todo o Brasil.

O Choice é um game interativo de educação alimentar, que é jogado com 18 cartas digitais, a partir de perguntas sobre o comportamento e a prática de atividades físicas sobre um assunto atual: obesidade na adolescência. O objetivo é promover a reflexão sobre hábitos saudáveis na adolescência. Orientado pela professora Elmara Souza, o projeto já tinha sido finalista do Prêmio Professores do Brasil 2017, do MEC, tendo concorrido com mais de mil projetos inscritos de todo o país.

Para a professora Elmara Souza “é uma alegria enorme ver um projeto desenvolvido por meninos da escola pública se destacar nacionalmente. Saber que, como professora orientadora, inspirei esses jovens, é muito gratificante. Além de difundirmos um projeto que tem uma importante função social, estamos divulgando o potente e diferenciado trabalho de produção de conhecimentos que realizamos no CJCC”.

A obesidade no Brasil, enfatiza Elmara, é um problema de Saúde Pública. “Temos registros de altos índices de obesidade na adolescência no Brasil. Mais de 30% dos jovens têm sobrepeso. Meus alunos se identificaram com o tema e se engajaram no projeto ‘Incubadora de projetos: a experiência de construção do jogo digital Choices sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividade física na adolescência”.

Com o jogo, enfatiza “exercitamos a curiosidade intelectual dos nossos estudantes interessados em linguagem de programação, fazendo-os refletir sobre a saúde e, assim, criar uma solução tecnológica que ajudasse a conscientizar outros jovens sobre o tema”. Ela destaca ainda que o Choice recebeu prêmios importantes, como o da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), e rendeu um artigo, escrito pelos jovens com a sua ajuda, para o congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no ano passado.

Práticas inspiradoras

O Banco de Práticas Inspiradoras reúne projetos realizados por professores da rede pública, a partir de temas alinhados ao conteúdo das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de uma abordagem que estimula o aluno a refletir de maneira mais ampla e criativa.

O objetivo da plataforma do MEC é promover uma reflexão mais ampla sobre o papel dos professores e inspirá-los a desenvolverem práticas inovadoras e ajudá-los na implementação da Base em suas realidades. As boas práticas, relatadas em formato de artigo e vídeo, compreende, entre outras atribuições, a resolução de conflitos; o estímulo ao uso de tecnologia e diferentes linguagens; e a valorização da diversidade. O material pode ser conferido por meio do link, na endereço eletrônio.

Sobre o CJCC

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são unidades da rede estadual de ensino que têm o objetivo de ampliar a jornada escolar e diversificar o currículo dos estudantes com oficinas, cursos e atividades voltadas à arte, cultura, inovação e ciência. Cinco unidades já funcionam nos municípios de Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna e mais três estão em implantação nas cidades de Feira de Santana, Jequié e Irecê.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password