Claudia Alencar dá entrevista nos EUA sobre a Operação Condor e diz temer que a ditadura volte ao Brasil

Sempre engajada com a situação política do Brasil, a atriz Claudia Alecar concedeu em entrevista exclusiva ao site americano “WMC Women Under Siege”, da ativista Jane Fonda, para falar sobre a Operação Condor.
Formalizada em reunião secreta realizada em Santiago do Chile no final de outubro de 1975, a operação foi o nome dado à aliança entre as ditaduras instaladas nos países do Cone Sul na década de 1970 — Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai — para a realização de atividades coordenadas, de forma clandestina e à margem da lei, com o objetivo de vigiar, sequestrar, torturar, assassinar e fazer desaparecer militantes políticos que faziam oposição, armada ou não, aos regimes militares da região.
O título da matéria com Claudia Alencar é “Décadas depois, brutal violência da Operação Condor perdura no Brasil”: http://www.womensmediacenter.com/women-under-siege/decades-later-the-brutal-violence-of-operation-condor-lingers-in-brazil
A atriz conta que chorou na entrevista assim como aconteceu nas eleições de 2014, quando, na frente das urnas, caiu nas lágrimas ao reclamar do cenário político. “Está muito difícil, só tem ladrão”, disse ela a uma mesária na época.
“A Jane Fonda é uma militante e tem esse órgão que tem o site WMC Women Under Siege pela paz mundial. Um jornalista brasileiro me entrevistou e chorei na entrevista pois foi uma coisa muito forte. Eles fizeram essa matéria para alertar a classe média cega brasileira para que não tenha ditadura novamente. Estão vendo que a ditadura está vindo para cá, o que é do interesse dos EUA”, dispara Claudia Alencar.
“Eles mostram no site como EUA e França influenciaram aqui pois ensinaram os militares a torturarem, deram métodos de tortura. Toda a Operação Condor era dos Estados Unidos que vinha tomar conta do Brasil. Estávamos dando o Brasil na mão dos EUA e é o que eles vão fazer agora também. Essa entrevista é um alerta e está gerando uma tremenda repercussão nos EUA”, finaliza a atriz.
Créditos – Foto: MF Press Global

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password