CAIXA Cultural Salvador apresenta Tributo a Itamar Assumpção com participação de Anelis Assumpção e convidados

Série de oito apresentações é dirigida pelo músico Du Txai e conta com participação de diversos intérpretes da cena baiana

Entre os dias 19 e 22 e 26 a 29 de abril, a Caixa Cultural Salvador recebe a série de shows “Isso ainda dá repercussão – Tributo a Itamar Assumpção”. A temporada é uma homenagem ao músico paulista, falecido em 2003, um dos grandes nomes da música negra brasileira. As apresentações serão capitaneadas pelo músico baiano Du Txai, que também dirige o show com cerca de 30 músicas no repertório, e contarão com a participação da cantora e compositora Anelis Assumpção, filha de Itamar – em todas as datas, além de 8 músicos baianos convidados, que se dividirão entre as datas da temporada:  JosyAra (19/04), Luedji Luna (20/04), Bruna Barreto (21/04), Dão (22/04), Giovani Cidreira (26/04), Tuzé de Abreu (27/04), Aiace (28/04) e Rebeca Matta (29/04).

O nome do tributo faz referência ao disco Isso vai dar repercussão, de 2004, em parceria com o percussionista Naná Vasconcelos, falecido em 2016. O repertório foi selecionado com o critério de ter músicas toda a discografia de Itamar (exceto do álbum Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra Sempre Agora) e realçar as nuances de sua personalidade expressas através das músicas escolhidas.

Convidados  – Para celebrar a musicalidade de Itamar Assumpção, nada mais propício que convidar Anelis Assumpção, não só filha do músico como uma das artistas responsáveis por manter vivia a memória musical do pai. Com três discos autorais lançados, hoje Anelis tem uma trajetória consolidada na música independente brasileira, e será participação muito especial em todos os oitos shows desta temporada. A cada noite Anelis, Du Txai e a banda receberão um músico baiano convidado, escolhidos a dedo por sua relação musical e afetiva com Itamar Assumpção, na ordem de apresentação:  JosyAra (19/04), Luedji Luna (20/04), Bruna Barreto (21/04), Dão (22/04), Giovani Cidreira (26/04), Tuzé de Abreu (27/04), Aiace (28/04) e Rebeca Matta (29/04).

SOBRE ITAMAR ASSUMPÇÃO

Francisco José Itamar de Assumpção  foi um compositor, cantor, instrumentista, arranjador e produtor musical brasileiro, que se destacou na cena independente e alternativa de São Paulo nos anos 1980 e 1990. Aprendeu a tocar violão sozinho e, ouvindo Jimi Hendrix e arranjos de baixo e bateria, apaixonou-se pelo baixo. Conhecido como “maldito da MPB”], o músico misturou samba com rock e funk, entre outros ritmos estrangeiros, em letras impregnadas de sátira e crítica social. Foi influenciado pelos trabalhos de músicos de variados gêneros, como Adoniran Barbosa, Cartola, Jimi Hendrix e Miles Davis, além de poetas como Paulo Leminski e Alice Ruiz. Entre composições suas que fizeram sucesso com outros interpretes estão Nego Dito, com o sambista Branca de Neve, Já deu pra sentir e Aprendiz de Feiticeiro, com Cássia Eller, Código de Acesso e Vi, não vivi, de Zélia Duncan. Além disso, participou intensamente da obra de vários artistas ligados à Vanguarda Paulistana como instrumentista, compositor ou produtor. 

Serviço:

Isso ainda dá Repercussão – Tributo a Itamar Assumpção

Período: 19 a 22 e 26 a 29 de abril. Quintas a sábados às 20h e domingos às 19h
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador)
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00  (meia entrada), à venda na bilheteria da Caixa Cultural Salvador a partir das 9h do dia 19/04 (para as apresentações de 19 a 22/04) e a partir das 9h do dia 26/04 (para as apresentações de 26 a 29/04)

Estacionamento gratuito ao lado

Informações: (71) 3421-4200

Classificação indicativa: Livre

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password