Hemoba recebe doadores de sangue na Estação da Lapa

De terça (3) a sexta-feira (6), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promove em Salvador campanha de coleta externa para atender os interessados em realizar doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea por meio da unidade móvel (Hemóvel). A ação é realizada na Estação da Lapa, em frente à saída do Metrô, das 8h às 17h.
A expectativa da Hemoba é reforçar o estoque estratégico para atender com segurança os pedidos de unidades de saúde e hospitais, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares. Os interessados em se candidatar como doadores de medula óssea também poderão aproveitar a presença do ônibus para fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome)
A Hemoba adota como estratégia de captação de doadores a permanência em centros de grande circulação para aproveitar o alto fluxo de pessoas nos locais. “A intenção é sensibilizar a população sobre a importância de doar de forma regular, uma vez que a demanda transfusional não se interrompe”, destaca a diretora de hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana. Por dia, em média, 430 mil pessoas circulam pelo Estação da Lapa.
Nos dias de atendimento, o Hemóvel precisa interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.
Quem passar pelo Hemóvel no primeiro dia de campanha (3 de abril) terá a oportunidade de participar de diversas atividades lúdicas promovidas pelo Centro Técnológico Se7e. A ação também tem o apoio do Instituto Sabin.
Estoque
Desde o início do ano, os estoques da Hemoba estão em alerta. No momento, a fundação precisa de doadores de sangue dos tipos: A-, B-, B+, O- e O+. O estoque dos grupos A+, AB+ e AB- permanece estável. A Hemoba lembra que posição do estoque é variável de acordo com os pedidos dos hospitais e unidades de saúde.
Critérios 
 
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. O voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado e tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.
O doador também precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o voluntário. Mais informações podem ser encontradas nas páginas oficiais da Hemoba no Facebook e no Instagram.
Fonte: Ascom/Hemoba

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password