‘E se os rótulos fossem sinceros?’ A Heinz fez exatamente isso em seu ketchup

Empresa anunciou nesta semana que vai inverter a embalagem de seu ketchup e destacar seus ingredientes

E se as embalagens fossem sinceras? Muita gente iria se surpreender com o que há dentro de produtos consumidos no dia a dia.

A empresa Heinz anunciou nesta semana que vai inverter os rótulos de seu ketchup tradicional e destacar seus ingredientes: tomate, açúcar, vinagre, sal, cebola, aroma natural “e só”.

A proposta é mostrar ao consumidor que a marca não utiliza mais componentes como aroma e sabor artificial, corantes e conservantes.

A ideia vai de encontro com uma discussão antiga sobre a rotulagem consciente dos alimentos. Desde 2014, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) trabalha com ONGs e associações do consumidor para propor soluções de melhoria da informação nutricional no Brasil.

Em agosto de 2017, por exemplo, a agência realizou uma consulta pública para definir o novo padrão de rotulagem nutricional de alimentos industrializados. Em dezembro, foi anunciado o início oficial do processo de revisão de rotulagem no Brasil.

Uma das propostas formulada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em parceria com pesquisadores da UFPR (Universidade Federal do Paraná), é tornar informação mais clara, simples e compreensível sobre alimentos e bebidas, tendo em vista a dificuldade dos consumidores para entender os rótulos e o que está escrito neles.

Para isso, foi proposta a inclusão de um selo de advertência na parte da frente da embalagem de alimentos processados e ultraprocessados para indicar que tal alimento tem excesso de açúcar, sódio, gorduras totais e saturadas, além de adoçantes e outros aditivos — como sopas instantâneas, biscoitos e refrigerante. Ela também sugere melhorias na tabela nutricional e na lista de ingredientes.

Outra mudança é criar um sistema de semáforo com cores, que sinalizam se algum destes ingredientes nocivos à saúde está em excesso.

Fonte: Luiza Belloni | huffpostbrasil.com

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password