Crianças na era digital: como evitar a exposição excessiva?

Especialista em prevenção de crimes eletrônicos, a advogada Cristina Sleiman dá dicas de como evitar expor os filhos aos perigos das redes

O universo digital tem diversas vantagens, dentre elas, a democratização na participação do público, que é livre para expor suas opiniões e veicular qualquer tipo de informações. Essa abertura, por outro lado, pode também ser negativa, já que a exposição excessiva da própria vida nas redes sociais é perigosa. Quando se trata de crianças, o problema toma uma proporção ainda maior.

Além da questão psicológica, vários tipos de assédio moral e sexual acontecem a partir dos dados e fotos que são publicados pelos pais na internet. No Momento com o Especialista desta semana, a advogada Cristina Sleiman, que trabalha com a prevenção de crimes eletrônicos, responde aos questionamentos de mães sobre o tema.

Parei de fazer postagem em redes sociais com fotos que tenham a presença da minha filha. Estou certa em ter esse medo? É muito exposição?

– Elen Graziela

Resposta: Olha, Elen, eu acho que você não está errada. A gente tem que ter receio e cuidado. Mas também não tem como fugir da tecnologia. Se eu não posso fugir da sociedade digital, então o segredinho está nos cuidados, os pequenos cuidados do dia a dia. Publicar uma foto da filha, do filho, mas sempre pensando em que local ele está, como é que ele está vestido, em não expor essa criança e não vincular a foto com o seu dia a dia, com a sua rotina. Eu acho que, se tiver publicações esporádicas, e sempre com cuidado, não vai ter mal algum.

Hoje em dia, há muita exposição de tudo e há até algumas páginas que publicam o ‘bebê mais lindo’, só que, junto com a foto, acrescentam o nome completo, a idade, a cidade e o estado da criança. Isso não é muita exposição? Ainda mais com essa onda infeliz de sequestro virtual?

– Ana Paula

Resposta: Com certeza é muita exposição. Não podemos vincular as informações, nem mesmo de locais que a gente frequenta, quanto mais nome completo e nome da família. Até porque essas informações são utilizadas por pessoas mal intencionadas, no sentido de pedofilia mesmo. É muito comum, depois que ela cresce um pouquinho, usarem essas informações para ameaçar a criança e pedir para que ela tire a roupa na frente da webcam. Então, todo cuidado é pouco, seja no excesso de exposição, seja em relação à informação sobre a família.

Veja mais como lidar com a exposição das crianças nas redes sociais em edição do programa Momento Papo de Mãe.

Envie você também a sua pergunta pelo e-mail: momento@papodemae.com.br.

Fonte: TV Cultura

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password