Como otimizar tempo e estudos?

Você ainda não sabe que caminho seguir para otimizar tempo e estudos? Separamos algumas dicas para você!

Um dos grandes desafios dos estudantes talvez seja estudar para ter um bom emprego e, ao mesmo tempo, trabalhar para manter os estudos. Parece confuso, mas a realidade é essa para boa parte dos jovens: conciliar trabalho e emprego, mantendo um bom rendimento nos dois. Muita vezes, o salário no final do mês é a garantia da mensalidade e dos materiais didáticos exigidos para complementar a formação.

Parece uma tarefa desafiadora, mas é perfeitamente possível. Basta que o estudante tenha disciplina para organizar o tempo e realizar as atividades que são necessárias tanto no trabalho quanto nos estudos. Quem tem uma rotina apertada não pode perder tempo, é preciso conhecer cada horário que estará vago e distribuir entre as tarefas pendentes.

Se for preciso, monte uma tabela listando todas as atividades da semana, inclusive o tempo que passa no trânsito. Dessa forma, o estudante poderá ter uma noção do tempo livre e como aproveitar com uma leitura programada ou resolvendo exercícios.

Cronograma de estudos

Algumas dicas podem ser cruciais para o melhor aproveitamento do tempo. A primeira delas é priorizar os conteúdos ligados às matérias consideradas mais difíceis, o que não significa que as outras serão deixadas de lado. É bom sempre dedicar mais tempo para sanar as dúvidas que tenham ficado depois das explicações do professor.

Outro fato que é realidade na vida de um estudante que trabalha é abrir mão dos finais de semana e folgas do emprego para estudar. Não significa abandonar os eventos sociais, mas estabelecer uma linha de prioridades, participar somente dos eventos mais importantes e aproveitar o restante do tempo com estudos.

É bem verdade que pode até bater o desânimo diante de uma rotina tão apertada, mas o tempo de estudos é algo que traz um retorno sem precedentes. Se o desejo é ter um bom emprego e viver com tranquilidade o resto dos dias, o sacrifício vale a pena. Tenha sempre seu objetivo em mente e junte forças para não desistir.

Programe-se

Na hora de programar os estudos, é preciso levar em consideração algumas atividades importantes, como:

– Dedicar-se ao máximo para participar das aulas expositivas, pois esse é o melhor momento para tirar dúvidas;

– Resolver exercícios propostos pelos professores e aqueles que podem ajudar nas matérias mais difíceis;

– Revisar o conteúdo com leituras sobre os temas estudados;

– Colocar a leitura em dia, pois deixar acumular textos pode atrapalhar outras tarefas;

– Ter uma agenda com todas as datas para entrega de trabalhos anotadas para facilitar a programação.

Qualidade de vida

Já diz o velho ditado que “saco vazio não para em pé”, por isso, o estudante, por mais corrida que seja a rotina, deve ter uma boa alimentação para evitar problemas de saúde. Além disso, a prática de atividades físicas oferece disposição e deve também fazer parte da rotina.

Por Rafael Batista
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BATISTA, Rafael. “Como otimizar tempo e estudos?”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/dicas-de-estudo/como-otimizar-tempo-estudos.htm>. Acesso em 27 de fevereiro de 2018.

Fonte: BRASIL ESCOLA

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password