Entenda como é produzido o Cottage, o queijo preferido por atletas e por quem quer manter a forma

Rico em proteínas, este queijo versátil pode substituir o requeijão e o cream cheese em várias receitas, para quem busca uma dieta com poucas gorduras 

Branquinho, leve e fresco. Assim é o queijo cottage, originário da Inglaterra e, sem dúvida alguma, o preferido por quem precisa consumir muita proteína, porém sem ingestão de grande quantidade de calorias. O que pouca gente sabe é que a utilização desse queijo pode ir muito além do café da manhã ou dos lanches intermediários. “O cottage é ótimo para uso culinário, substituindo bem nas receitas o requeijão e o cream cheese”, explica Juliana Abreu, nutricionista da Tirolez.

O queijo Cottage é um queijo fresco com sabor suave e levemente ácido.  Sua massa é de textura macia e granulosa (pequenos pedaços), similar a uma coalhada, com aparência lisa e brilhante. No seu processo produtivo, após coagulação do leite, é feito o corte e a mexedura, seguido do aquecimento e lavagem da massa, até obtenção de grãos soltos. Em paralelo, é preparado o dressing, “creme” que é misturado à massa posteriormente. Da categoria dos queijos frescos, é considerado um dos mais magros e saudáveis”, explica Juliana.

A nutricionista destaca que, por possuir baixo teor de gordura e alto valor proteico, o cottage se tornou um dos queijos mais consumidos do Brasil por atletas e pessoas que desejam manter a forma e buscam uma alimentação mais saudável. “Por suas qualidades nutricionais, promove a saciedade, facilita o ganho de massa muscular e a perda de peso”, afirma. Por isso, é um dos preferidos por atletas no pós-treino e também muito indicado por nutricionistas para quem está em dieta de emagrecimento, quer manter a forma ou ter uma alimentação equilibrada.

“O cottage ainda é fonte de vitaminas do complexo B e minerais como zinco, selênio e potássio, importantes para o bom funcionamento do organismo”, diz a nutricionista, sugerindo uma deliciosa receita de sobremesa preparada com o queijo: Panna Cotta de Cottage com frutas vermelhas, uma receita italiana clássica que, preparada com queijo no lugar do creme de leite, fica com uma consistência mais aerada e ainda mais saborosa, pois o sabor levemente salgadinho do cottage contrasta bem com o sabor doce da geleia de frutas. Além disso, a receita fica mais proteica e com baixo teor de gordura.

Como fazer Panna Cotta de Cottage e Frutas Vermelhas

Ingredientes

1 pote grande (400g) de queijo Cottage Tirolez

A mesma medida de leite desnatado (use o pote para medir)

10g (um pacote) de gelatina incolor em pó ou em folhas

1 colher de sopa de essência de baunilha

1 colher de chá do adoçante sucralose (podendo substituir por 3 colheres de sopa de açúcar)

1 pote de geleia de frutas vermelhas de sua marca preferida

Modo de preparo 

  • Bata no liquidificador o queijo Cottage Tirolez e o leite desnatado.
  • Acrescente a baunilha e o açúcar e bata novamente até atingir uma consistência uniforme
  • Dissolva a gelatina em um pouco de água fervente, conforme as instruções da embalagem. Acrescente a gelatina derretida à mistura e bata rapidamente
  • Despeje a mistura em potinhos ou taças e leve à geladeira, até atingir consistência de flan (cerca de 2 horas);
  • Na hora de servir, acrescente a geleia de frutas. Caso seja uma geleia muito espessa, acrescente o suco de meio limão espremido e misture com um garfo, para amolecer.

Nível de dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 5 minutos, mais 2 horas na geladeira

Número de porções: 6 porções de 130 ml cada

Sobre a Tirolez 

Fundada há 37 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade. Tal característica decorre, entre outras causas, do leite de alta qualidade que utiliza em sua produção e do cuidado artesanal e o carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 100 itens e pode ser encontrado em todo o Brasil.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password