QUERIDO EMBAIXADOR: HEBRAICA RECEBE SESSÃO ESPECIAL DE ESTREIA EM SÃO PAULO

Filme conta a história de Luiz Martins de Souza Dantas, embaixador brasileiro responsável por emitir milhares de vistos diplomáticos para judeus europeus durante a Segunda Guerra Mundial 

– No próximo dia 22 de novembro, o Clube Hebraica realiza a sessão especial de estreia em São Paulo de Querido Embaixador, filme de Luiz Fernando Goulart, que conta a história, recentemente descoberta, de um dos maiores brasileiros de todos os tempos, Luiz Martins de Souza Dantas. Souza Dantas, embaixador do Brasil na França de 1922 a 1946, é identificado pelos que conhecem a sua história como o “Schindler” brasileiro.

Agindo contra ordens expressas e secretas do Governo de Getúlio Vargas, que proibia embaixadas e consulados brasileiros em todo o mundo de darem vistos a judeus, Souza Dantas não só enfrentou o Estado brasileiro, como, também, os interesses nazistas e franceses na França ocupada. Sua arma? Apenas uma caneta e um forte sentimento humanitário, com a qual dava vistos diplomáticos para o Brasil a quem o necessitasse.

Utilizando recursos cinematográficos de ficção e depoimentos de sobreviventes do Holocausto em sua narrativa, além de imagens raras de arquivos da Segunda Guerra Mundial, Querido Embaixador conta a emocionante história de um brasileiro que salvou da morte certa nos campos de extermínio mais de mil vidas humanas, que recomeçaram suas vidas como brasileiros, em sua grande maioria.

Contando com uma produção de alta qualidade, conduzida pelo experiente produtor Joaquim Vaz de Carvalho, a película ganhou forma a partir do roteiro de Luiz Carlos Maciel e Flavia Orlando, inspirado no livro Quixote nas Trevas, do historiador Fábio Koifman.

Com direção de Luiz Fernando Goulart, Querido Embaixador tem em seu elenco Norival Rizzo, no papel do protagonista, Alice Assef, Felipe Rocha, Miriam Mehler e Isio Ghelman.

O filme, que teve sua estreia nacional no último Festival do Rio, em outubro, chega aos cinemas nos próximos meses. 

SOBRE O DIRETOR

Luiz Fernando Goulart atua no cinema brasileiro desde 1962. Depois de participar de alguns dos mais importantes filmes do movimento Cinema Novo iniciou a carreira de diretor com o filme Marilia e Marina, baseado num poema de Vinicius de Moraes, em 1975. Em 1979 dirigiu A Rainha do Rádio, com a atriz israelense Beyla Genauer. Em 1984 comandou o musicalTropclip. Em 1985, assumiu uma diretoria da FUNTEVE onde dirigiu documentários e programas, por mais de 12 anos. Em 2004 voltou ao cinema dedicando-se à direção de diversos Dvds de música brasileira. Em 2006 dirigiu o documentário de Longa-Metragem Mestre Bimba, a Capoeira Iluminada.

FICHA-TÉCNICA

QUERIDO EMBAIXADOR – Longa-metragem

Baseado no livro QUIXOTE NAS TREVAS, de Fábio Koifman

PRODUTOR: Joaquim Vaz de Carvalho para TOSCANA AUDIOVISUAL / GLOBO FILMES / GLOBONEWS / CANAL BRASIL / RIOFILME / PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

PRODUTORES ASSOCIADOS: Vivi Nabuco e Renato Bronfman

DIRETOR: Luiz Fernando Goulart

ROTEIRO: Luiz Carlos Maciel e Flávia Orlando

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA E CÂMERA: Julio Costantini

DIREÇÃO DE ARTE / CENOGRAFIA: Dina Salem Levy

FIGURINO: Diana Leste

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Heloisa Rezende

MONTAGEM: Tamiris Lourenço

TRILHA SONORA ORIGINAL: Cristóvão Bastos

ELENCO:

NORIVAL RIZZO – Embaixador Souza Dantas

ALICE ASSEF – Madeleine Carlier

MIRIAM MEHLER – Elise Stern

FELIPE ROCHA – Martins Leta

ISIO GHELMAN – Jerôme Levy

ANTONIO FRAGOSO – Paulo Carneiro

DANIEL ERICSSON – Jean Pierre Dorian

GUSTAVO OTTONI – Emb. Oswaldo Aranha

BRUNO GUIDA – Emb. Murilo Rezende

HÉLIO RIBEIRO – Gilberto Amado

FLÁVIO PARDAL – Claude Lévy-Strauss

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password