TCA Instrumental leva música clássica para Palácio Rio Branco

Com o objetivo de democratizar o acesso à musica clássica, o projeto Segundas Concertantes promove apresentações musicais em espaços alternativos às salas de teatro ou de concerto. As performances são realizadas pelo grupo TCA Instrumental, formado por sete músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Nesta segunda-feira (23), o grupo se apresentou gratuitamente no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.
“A ideia é aproximar cada vez mais a música clássica de seu público e conquistar outros públicos. O grupo se apresenta em espaços diferenciados justamente para promover essa aproximação com o público que está passando, que reside ou trabalha no local. As apresentações acontecem às 13h30, naquele horário que as pessoas terminam o almoço e estão indo trabalhar. Para que elas possam sentar e apreciar a beleza dessas obras”, destaca a diretora artística do TCA, Rose Lima.
O projeto também leva para o público uma forma diferente de apreciar a música clássica. Além da execução de peças de compositores como Bach, Mozart, Tchaikovsky e Beethoven, o grupo explica a história por trás das obras e aspectos da evolução dos estilos eruditos.
Para o trombonista Stephan Sanches, este é um momento de interagir com o público. “É muito interessante para nós, músicos, porque muda a maneira como comumente nos aproximamos do publico. Além de proporcionar a experiência estética da performance musical, conseguimos levar um pouco da história da música para as pessoas, o que enriquece a interação”.
A apresentação no Palácio Rio Branco, sede da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), pegou a estudante Edna Alves de surpresa. “Sou de Teixeira de Freitas, estava visitando o Centro Histórico e me deparei com essa coisa linda. Musica clássica aberta para todos. É uma iniciativa louvável e deveria ser realizada em todos os lugares. Ainda mais nesse formato, em que os músicos trazem aspectos da história desse estilo para o público. Ouvi composições lindíssimas e ainda aprendi bastante. Não podia ser melhor”.
Panorama histórico 
O projeto abrange a descrição e a execução de peças de grandes compositores dos cinco períodos históricos em que a música ocidental se desenvolveu e expandiu por todo o mundo. Ele é dividido em dois módulos, que se revezam a cada quinzena. No módulo 1, estão os períodos Barroco e Clássico. No módulo 2, aparecem o Romântico, o Moderno e o Contemporâneo, incluindo a música brasileira.
O TCA Instrumental é composto pelos músicos Ana Zanata (violino), Diogo Pimentel (violino), Daniel Aly (violino), Antônio Amorim (violino), Rodolfo Lima (contrabaixo), Sandra Romero (oboé) e Stephan Sanches (trombone), com participação de Jean Marques (fagote).
Repórter: Tácio Santos 

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password