3º Viva o Carmo, aqui a cultura é sagrada! Ocupa o Convento do Carmo

  • 3º Viva o Carmo, aqui a cultura é sagrada! Ocupa  o Convento do Carmo
  • 3º Viva o Carmo, aqui a cultura é sagrada! Ocupa  o Convento do Carmo
  • 3º Viva o Carmo, aqui a cultura é sagrada! Ocupa  o Convento do Carmo
  • 3º Viva o Carmo, aqui a cultura é sagrada! Ocupa  o Convento do Carmo
  • 3º Viva o Carmo, aqui a cultura é sagrada! Ocupa  o Convento do Carmo

Projeto pilotado pela chef Tereza Paim oferece intensa programação, durante todo o dia 

O movimento multicultural, ‘Viva o Carmo, aqui a cultura é sagrada!’, retorna em sua terceira edição nesse domingo, 29, ocupando o Convento do Carmo, com o compromisso maior de arrecadar recursos a serem destinados para o restauro da Igreja do Carmo e sua sacristia toda em ouro – que abriga cerca de 2.400 peças de arte sacra – ambas fechadas há duas décadas.

O movimento – pilotado pela madrinha e chef Tereza Paim, que comanda o Restaurante do Convento e Casa de Tereza, no Rio Vermelho – festeja o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e o início dos restauros, fruto do trabalho desenvolvido nas últimas duas edições do evento.

Oferecendo doses de arte, cultura, moda, história, gastronomia e música para crianças e adultos, com uma extensa programação que vai das 7h às 19h, o acesso ao evento é gratuito. O Restaurante do Convento estará aberto das 7h às 10h para café-da-manhã tipicamente brasileiro (R$ 45, por pessoa), sendo uma boa opção para o pós-missa das 7h, na Igreja do Carmo.

Programação Adulta

Iniciando os trabalhos, logo cedo, às 9h30, na Sala dos Freis, a professora e museóloga Heloisa Helena, conduzirá uma roda de conversa, dialogando sobre Porque Preservar Coisas Antigas?, ampliando a discussão em torno da preservação do patrimônio. Na sequência, às 12h, quem estreia no Viva o Carmo é a culinarista e apresentadora Elibia Portela, que assina o projeto Receitas Doces da Vovó, com direito a degustação de doces e guloseimas. Já a oficina demonstrativa de patchwork, suas técnicas e curiosidades, terá à frente a design de moda equatoriana Karin Galvão, premiada no 20º Festival Internacional de Patchwork e Quilit de Gramado 2017, às 14h, também na Sala dos Freis.

Programação para todas as idades

No claustro itinerante do Convento, a céu aberto, vai rolar o Maracatu Santo Antônio, às 13h. Depois, às 15h, será a vez do ator e diretor Marcos Machado interpretar o poeta Fernando Pessoa, no recital de poesias. Às 15h30 haverá roda de capoeira do Mestre Veru Filho. Com curadoria da produtora e stylist, Tininha Viana, às 16h30 o estilista baiano Ismael Soudam – conhecido por vestir celebridades da música baiana como Carlinhos Brown e Mariene de Castro – desfilará suas criações para plateia. Quem encerra a programação é a banda SKAnibais, às 17h, com um show vibrante que reunirá clássicos do ska jamaicano e sambas, jazz, rock, forró e outros ritmos em versões ska.

Programação infantil

Para a ala infantil, a programação terá início às 9h30, com a oficina de musicalização da Escola Cresça e Apareça, parceira do Viva o Carmo, desde a primeira edição, na Sala do Conselho. Às 10h, a alegria e a graça serão garantidas com a apresentação do Desconcerto em Ri Maior, um coro de palhaços, sob a batuta de um maestro desconcertado que não perde o tom em momento algum, no Cláustro do Convento. Já ás 10h20, na Sala do Conselho, a Academia Villa Forma e a Escola Cresça e Apareça conduzirão recreação infantil e colônia de férias.

A moda para os baixinhos ficará por conta da estilista Madá, que desfilará looks de sua marca, Negrif, no claustro do Convento, às 11h. Após o desfile, a professora Renata Fernandes, da Cresça e Apareça, realizará uma divertida contação de história na Sala do Conselho, às 11h20. Finalizando a programação infantil, o Coral infantil do Colégio Antônio Vieira e Orquestra Juvenil de Simões Filho fazem apresentações a partir das 12h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

*Fotos: Marcello Fontes/Divulgação

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password