Como conquistar um minuto de atenção no dia a dia das pessoas?

Vivemos em um mundo digital, repleto de plataformas e canais, onde a informação flui incessantemente, quase sem interrupções. Nesse contexto, empresas e marcas direcionam seus planos de comunicação e emitem suas mensagens em um meio superpovoado, onde múltiplas ideias competem por espaço e pela atenção dos seus públicos e consumidores.

Diante disso, fica a pergunta: como conquistar um minuto de atenção no dia a dia das pessoas, onde tanto se diz, mas talvez nem tanto se ouça?

Um investimento consistente em mídia pode garantir que uma mensagem seja posta diante de um consumidor. Mas isso basta? Ou é preciso mais para garantir que um conteúdo mereça atenção e conquiste um lugar de destaque na infinidade de informações recebidas por uma pessoa ao longo de um dia?

A resposta passa pela relevância, por ter – realmente – algo para dizer. Produtos e serviços são importantes, são as bases que orientam as ações e o funcionamento de uma empresa. Porém, hoje em dia, cada vez mais, as marcas que conquistam esse espaço de atenção sobre o qual estamos falando são aquelas que se deslocam de seus eixos de atuação em busca de territórios e causas, que aprofundem seu significado e relacionamento com públicos relevantes. Diante de um ritmo crescente de inovação, a saída para marcas perenes é brigar no território do significado, propósito e representação – justamente porque seus portfólios de produtos e serviços está fadado à volatilidade e impermanência.

É um bom primeiro passo transcender produtos e serviços, buscando algo mais a compartilhar com as pessoas. Pode ser a música, a educação, a reciclagem – tudo, desde que parta de um compromisso numa agenda mais ampla, que interesse à empresa e à sociedade.

O segundo passo é a ação, porque é ela que dá relevância e verdade a uma mensagem. A marca precisa agir antes de falar. A ação – o símbolo de um compromisso para além da agenda comercial – enche uma mensagem de profundidade e relevância, fazendo com que um conteúdo mereça sua atenção.

Encontrar um território relevante, algo importante a ser compartilhado com a sociedade, para além de produtos e serviços: ideias e significados, comprovados por ações, projetos, impactos e resultados. Isso é Atitude de Marca.

Com isso, mais do que chegar aos canais, aos intervalos comerciais, chega-se às pessoas.

E não como consumidores, mas como pares e, sobretudo, como cidadãos.

Artigo de Henrique Barreto é líder de contas de Atitude de Marca na Edelman Significa

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password