Projeto TAMAR leva conservação e pesquisa de tartarugas marinhas para a Campus Party Bahia

Você sabe como uma tartaruga faz para nadar por milhares de quilômetros e chegar em outro continente? Como os pesquisadores conseguem saber as rotas que elas percorrem até chegarem às mesmas praias em que nasceram para desovar? E os filhotes? Como sobrevivem, se de cada 1.000 que nascem, apenas 1 ou 2 conseguem alcançar a idade adulta? Qual a relação das comunidades litorâneas com as tartarugas e como foi que um grupo de jovens criou uma das mais bem sucedidas experiências em conservação marinha do mundo, você poderá saber na Campus Party Bahia.

primeira edição da Campus Party na Bahia terá a participação do Projeto TAMAR, dia 10/08, das 14h00 às 18h00, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Convidado pela comunidade Campuseros Club, o TAMAR, que tem o patrocínio da Petrobras há 35 anos, vai contar como faz para proteger as tartarugas e os oceanos com conservação e pesquisa. No dia 12/08, os Campuseros conhecerão o Centro de Visitantes da Praia do Forte.

Bem-vindos ao condomínio baiano das tartarugas – Todos os anos, de setembro a março, as praias do litoral norte da Bahia são ponto de partida de milhares de filhotes de tartarugas marinhas. Uma das principais áreas de reprodução desses animais ameaçados de extinção abriga um verdadeiro condomínio underground, como diz em uma de suas músicas o fundador e coordenador nacional, oceanógrafo Guy Marcovaldi. É o bolsão de desovas, pertinho de onde está a sede do TAMAR, que recebe cerca de 180 mil vistantes anualmente, participantes de atividades de sensibilização e educação ambiental, como soltura de filhotes, visitas guiadas, alimentação interativa dos animas, Sessão Petrobras de Cinema com temas da conservação marinha, Submarino Amarelo e muito mais.

“Será muito especial conhecer o Projeto TAMAR em um momento histórico como é a primeira Campus Party na Bahia, quando vamos poder deixar um legado da nossa comunidade para as tartarugas marinhas”, diz a coordenadora da comunidade Campuseros Club, a psicóloga embaixadora da Campus Party Aline Carvalho. Veio dela o convite para que o TAMAR estivesse junto com a Campuseros Club no segundo dia de evento (10/08). Neste dia, haverá seleção de estampas inspiradas nas tartarugas e nos povos indígenas, mini palestras com um biólogo do TAMAR sobre conservação e pesquisa, mostra de produtos 100% para a proteção das tartarugas, que são feitos pelas comunidades litorâneas apoiadas pelo Projeto e geram recurso para as ações desenvolvidas no país.

Na visita da Campuseros Club ao TAMAR da Praia do Forte (12/08), os membros poderão conhecer mais de perto as tartarugas, outros animais marinhos e saber muito mais!

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países.

SERVIÇO

Participação do Projeto TAMAR na Campus Party Bahia: Conservação e pesquisa de tartarugas marinhas no Brasil

Data: 10/08/2017

Horário: das 14h00 às 18h00

Local: Bancada da comunidade Campuseros Club, na Campus Party BA

Visita da comunidade Campuseros Club ao TAMAR Praia do Forte

Data: 12/08/2017

Horário: das 9h30 às 12h00
Local: Projeto TAMAR Praia do Forte-BA

Campus Party Bahia

Data: de 9 a 13/08/2017

Horário: 24 horas com +de 250 horas de conteúdos

Local: Arena Fonte Nova, Salvador-BA

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password