Cineclube Walter da Silveira completa 2 anos

“Curtas Baianos Anos 80”, sessão comemorativa do projeto da Dimas, acontece no dia 12 de julho, quarta-feira, às 19h, na Sala Walter da Silveira

Na sessão comemorativa de dois anos do projeto, o Cineclube Walter da Silveira se volta para os anos 80 com três curtas e um média perfazendo a filmografia baiana da década: A Lenda do Pai Inácio, de Pola Ribeiro; Porta de Fogo, de Edgard Navarro; Eletros, o grande momento, de José Araripe Jr. ; e Anil, de Fernando Belens.

A sessão Curtas Baianos Anos 80 acontece na Sala Walter da Silveira no próximo dia 12 de julho, quarta-feira, às 19h. A ação é realizada pela Dimas – Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Entrada franca. Após a projeção, acontecerá um debate com mediação de Bertrand Duarte, diretor da Diretoria da Dimas, e com os realizadores dos filmes.

“No círculo luminoso do audiovisual baiano os anos 80 começaram com a promessa de redemocratização do país e a morte de Glauber. Entre a utopia e a desilusão a década terminaria com o primeiro presidente eleito após a ditadura desmantelando todo o cinema brasileiro com a extinção do Embrafilme”, considera o gestor. Ele analisa que no meio de tudo isso uma geração de superoutros fez seu lume na Bahia, “com olhos livres para inventar mitos, sexualidade e formas, Fernando Belens, José Araripe jr, Edgar Navarro e Pola Ribeiro despontavam no cenário curta-metragista nacional para além das inesquecíveis jornadas”.

Sinopses 

A lenda do Pai Inácio: Em meados do século XIX na região da Chapada Diamantina, um escravo foge para escapar da fúria de seu Senhor. Inácio, que tem uma paixão proibida com a Senhora, sobe o morro, que tem hoje o seu nome e pula de 200 metros, apenas com a sombrinha, lembrança de seu amor.

Eletros, o grande momento: Ficção científica que traz Edgard Navarro no papel de iconoclasta (pessoa que destrói imagens) perseguido pelo estado – um filme inspirado pelo próprio Navarro. 

Porta de fogo: Curta-metragem baseado na trágica morte do capitão-guerrilheiro Carlos Lamarca e de seu companheiro Zequinha no sertão da Bahia, em setembro de 1971. Influenciado pela literatura de cordel, o filme inventa um encontro entre Lamarca e Lampião. Entendido como “contra o regime democrático”, o filme foi proibido pela ditadura, sendo exibido pela primeira vez em 1985. 

Anil: É um curta-metragem, com duração de oito minutos, produzido em 1990. É um filme emblemático, que tem como o fio condutor, as roupas estendidas nos varais

Serviço: 

Curtas Baianos Anos 80

Onde: Sala Walter da Silveira, Barris
Quando: 12 de julho, 19h
Ingresso: Gratuito

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password