Radiografia Urbana III explora a urbanidade e seus símbolos no MAM-BA

Exposição conjunta de Rogério Gomes e Vera Gamma é resultado de mais de três décadas de parceria; abertura será no dia 6 de julho no MAM-BA

Estreia em Salvador a exposição ‘Radiografia Urbana III’, dos artistas visuais Vera Gamma e Rogério Gomes, propondo um olhar aprofundado sobre as transformações urbanas em perspectiva antropológica. A mostra itinerante que já passou por São Paulo/SP e Maceió/AL, chega à capital baiana no dia 6 de julho, às 18h, na Galeria dos Novos do Museu de Arte Moderna (MAM-BA) – Avenida Contorno, Solar do Unhão.

Sob a curadoria de Nanci Novais, diretora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Radiografia Urbana III procura criar uma cartografia poética capaz de sugerir um modo particular de percepção da cidade, explorando suas formas e singularizando as relações entre o que sempre se põe aparente.

A mostra “converte a cidade em um teatro de operações e movimentos, cujas complexas planificações urbanas refletem a condição sócio antropológica a que acha-se submetida, descontinuando distintas camadas de tempo e espaço”, conta Nanci.

O efetivo diálogo entre o trabalho dos dois artistas e o conceito da mostra, apesar de ambos conservarem características visuais próprias, desde as edições anteriores busca compreender a cidade e a dissolução das narrativas construídas na contemporaneidade por aqueles que as habitam, trazendo questões que perpassam a maneira como encaramos os espaços urbanos.

Congregam elementos introdutores ao diálogo entre a realidade aparente e a subjetividade à aparência. As pinturas, os relevos e as esculturas demonstram um interesse comum de cada um dos artistas, não só pela aparência das coisas, mas também pelas descobertas das camadas de um completo mundo interior, numa tentativa arqueológica de desvendar significados por meio da criação de novas formas inspiradas, em alguns momentos, na ideologia literária de Ítalo Calvino e de Jorge Luís Borges.

Para Salvador, havia a necessidade de ser pensada uma nova visualidade. O desafio seria criar um estado metafórico capaz de em certo momento traduzir o comportamento e o pensar do cidadão soteropolitano. A partir desta questão surgiu a definição das cores vermelho, branco, dourado, azul-roxo, preto, das alusões cartográficas e dos elementos mais materiais possíveis. A parceria de Vera e Rogério já acumula mais de duas décadas de trocas experimentais diversas, combinando ferramentas distintas e afinando a conexão entre as obras.

Sobre os artistas

Vera Gamma – Nascida em Maceió/AL, frequentou o ateliê dos artistas alagoanos Getúlio Motta, Vânia Lima e Pierre Chalita. Muito jovem, iniciou sua trajetória artística com exposições em espaços institucionais e galerias de arte enquanto cursava Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Alagoas, em 1990. Participou de pelo menos 30 mostras em território nacional e principalmente em sua terra natal, onde consolidou-se como importante artista. Durante a década de 80, iniciou suas pesquisas plásticas experimentando diferentes suportes. A bidimensionalidade e a tridimensionalidade sempre estiveram presentes em suas obras e continuam como questão pertinente.

Rogério Gomes – Nascido em Anadia, Alagoas, Rogério Gomes é um dos mais importantes artistas da capital. Começou carreira nos anos 1960, apresentando obras em território nacional e internacional, como Color, Moviment, Construction – Londres/Inglaterra (1989) e mais recentemente em Nova Iorque, com “New Harmony”, na Blue Galery (2012). Já nos anos 1980 fundou a Pinacoteca Universitária em Maceió. Frequentou o atelier do artista alagoano Lourenço Peixoto, em Maceió, estudando, posteriormente, no Rio de Janeiro com Ivan Serpa.

SERVIÇO

Exposição ‘Radiografia Urbana III’

Quando: Abertura dia 06 de julho (quinta-feira), às 18h

Visitação: De 07 de julho a 06 de agosto (terça a domingo, das 13h às 18h)

Onde: Galeria dos Novos do MAM-BA – Avenida do Contorno, s/n – Solar do Unhão

Entrada gratuita

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password