Na Chapada, governo investe em água, segurança e educação para melhorar qualidade de vida da população

Localizados em uma das regiões mais bonitas da Bahia, na Chapada Diamantina, os municípios de Itaguaçu da Bahia, Bonito e Andaraí receberam, nos últimos meses, investimentos do governo baiano nas áreas de abastecimento de água, segurança e equipamentos de lazer e educação para melhorar a qualidade de vida de suas populações. Em Itaguaçu da Bahia, o governo investiu R$ 1,6 milhão no sistema de abastecimento de água que já está atendendo dois mil moradores da zona rural.
Além de Lages, os povoados de Várzea Grande, Riacho da Carnaúba e Tabatinga também receberam a rede de distribuição, levando água tratada para as casas dos moradores. Na primeira visita oficial a Itaguaçu como governador, Rui Costa destacou a importância de ampliar a distribuição de água para mais baianos.
“Água é sinônimo de vida e saúde. Se o ser humano não bebe uma água de qualidade, ele pode ficar doente. Por isso, investimos nesse tipo de obra que é tão importante para a vida das pessoas. O meu compromisso é levar água cada vez mais para pessoas que ainda não têm água na torneira”. O governador reconheceu que ainda há muito para ser feito naquela região, mas o Estado está atento às necessidades dos moradores do local.
(Foto: Pedro Moraes/GOVBA)
(Foto: Pedro Moraes/GOVBA)
Popularização da ciência
Já em Andaraí, também na Chapada Diamantina, foi implantada uma unidade da Praça da Ciência, iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), que tem mudado o jeito de ensinar e aprender noções de física em diversos municípios da Bahia. A entrega da praça ocorreu em 28 de abril, data comemorativa dos 126 anos de emancipação política do município.
Instalado na Praça São Francisco, no Alto do Ibirapitanga, o equipamento científico dispõe de conchas acústicas; bicicletas geradoras; harpas de tubo; alavancas; cadeiras e basquete giratórios e balanços de comprimentos diferentes. Todos os brinquedos permitem que professores, estudantes e, até mesmo líderes comunitários de Andaraí e das cidades vizinhas, possam se divertir enquanto lidam com um assunto tão importante como a Física.
A Praça da Ciência é um dos principais instrumentos de popularização da ciência, projeto que vem sendo desenvolvido em diversas cidades do interior baiano pelo Estado. Parte do Programa Educar para Transformar, um Pacto pela Educação, a Praça da Ciência está será implantada em 40 municípios na sua primeira fase. Com a entrega em Andaraí, a Secti ultrapassa mais da metade da meta e chega a marca de 24 unidades instaladas.
As populações de Muritiba, Mulungu do Morro, Caém, Maetinga, Caetité, Irecê, América Dourada, Biritinga, Brumado, Aurelino Leal, Senhor do Bonfim, Uauá, Catu, Nova Canaã, Jitaúna, Condeúba, Oliveira dos Brejinhos, Araci, Muquém do São Francisco, Uruçuca e Nazaré possuem uma unidade do equipamento. Já a cidade de Juazeiro conta com duas praças. Além dos moradores, cidadãos de cidades vizinhas também têm acesso aos equipamentos, beneficiando, assim, milhares de pessoas.
Mais segurança 
Como parte de um projeto que prevê um novo conceito na área de segurança, o governo baiano implantou em Bonito, município da região da Chapada, o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). A unidade, que integra as polícias Civil e Militar, representa investimento superior a R$ 1,6 milhão.
A integração das diversas polícias em um mesmo local visa ampliar e fortalecer a eficiência e proporciona agilidade na troca de informações e tomadas de decisões. O modelo de distrito integrado vai ampliar a presença da segurança em cidades de médio e pequeno porte. A estrutura compreende dois módulos, que dispõem de salas de investigação, cartório, espaço para audiências, alojamentos destinados aos policiais e custódia de presos em flagrante.
Foto: Carol Garcia/GOVBA
(Foto: Carol Garcia/GOVBA)
O distrito inaugurado é do Tipo V, de médio porte, e composto por uma delegacia, além de destacamento da PM, reunindo as ações da 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do Comando de Policiamento da Região Leste.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password