ARMANDINHO E HAMILTON DE HOLANDA SÃO AS VOZES DO BANDOLIM NA CAIXA CULTURAL SALVADOR

Projeto Vozes do Bandolim exalta o bandolim de dez cordas, com shows e workshop sobre o instrumento

CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 2527 de maio (quinta-feira a sábado), o projeto Vozes do Bandolim, que une os dois mestres do instrumentoArmandinho MacêdoHamilton de Holanda. As apresentações acontecerão sempre às 20h. No sábado (27), será realizada uma apresentação extra, às 18h. Os ingressos serão vendidos a preços populares.

No palco, os instrumentistas farão uma aclamação ao bandolim de 10 cordas, instrumento criado por Armandinho e que encontra em Hamilton de Holanda, o seu grande divulgador pelo mundo. O repertório será composto por canções autorais e clássicos da Música Popular Brasileira. Há espaço para outros gêneros também: Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth se misturam a Jimmy Hendrix, em meio a solos e improvisos dos artistas.

Os ingressos para todas as apresentações serão vendidos a partir das 9h da quinta-feira (25), na bilheteria da própria CAIXA Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

Virtuose e paternidade do instrumento:

Criado por Armandinho, o bandolim de 10 cordas tem sonoridade mais suave, o que não o impede de ecoar um som buliçoso e irônico, que remete a uma certa melancolia. Tal sentimento encontra limitações na dificuldade do prolongamento das notas, mas como se trata de duas virtuoses da música brasileira, os solistas Armandinho Macêdo e Hamilton de Holanda arrancam do instrumento, muitos sofrimentos e densidades em forma de acordes.

Ao conhecer o instrumento, Hamilton de Holanda ampliou largamente a sua divulgação, tornando-se um dos bandolinistas de maior destaque no Brasil e no mundo. Nos Estados Unidos, a imprensa o apelidou de “Jimmy Hendrix do bandolim”. Foi a partir de sua iniciativa, no ano 2000, que foi criado o Dia Nacional do Choro. O bandolinista foi premiado nas duas últimas edições do Grammy Latino, em 2015 e 2016, nas categorias Melhor Canção Brasileira e Melhor Disco Instrumental, respectivamente.

Já Armandinho Macêdo, uma lenda viva da música baiana e brasileira, possui mais de 50 anos de carreira. Começou na música em 1962 e desde 1974 participa da banda Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar. No final da década de 70, formou o grupo A Cor do Som e se lançou em carreira solo em 1981. De lá pra cá, com seu trabalho instrumental, fez parcerias com músicos como Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Caetano Veloso e Stanley Jordan.

Workshop aborda bandolim de 10 cordas

No dia 26 de maio (sexta-feira), das 15h às 16h, Armandinho e Hamilton ministrarão uma oficina na qual abordarão história, criação, técnicas e a arte da improvisação no uso do bandolim de 10 cordas. Podem participar músicos que toquem qualquer instrumento. Os interessados podem se inscrever a partir das 14h do dia 25 de maio (quinta-feira), na recepção da CAIXA Cultural Salvador, mediante entrega de 1kg de alimento não-perecível. Serão selecionados os 30 primeiros inscritos.

Informações e entrevistas:

Fernanda Matos – (71) 9 9979-7240 fernanda@laboratoriodanoticia.com.br

Credito​: ​Diogo Nunes

Serviço:

Música – “Vozes do Bandolim”: Armandinho e Hamilton de Holanda

Datas: 25 a 27 de maio de 2017 (quinta-feira a sábado)

Horários: às 20h. No sábado (27), sessão extra, às 18h.

Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)

Bilheteria: venda de ingressos a partir das 9h de quinta-feira (25), para todas as sessões

Classificação indicativa: não recomendado a menores de 12 anos

Informações: (71) 3421-4200

Conveniência: estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password