Queijos ajudam a evitar o desenvolvimento da osteoporose

Fontes de cálcio, os queijos são deliciosos e podem ser consumidos em diversas ocasiões e a qualquer hora do dia

A osteoporose atinge aproximadamente 10 milhões de brasileiros, segundo a ABRASO (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo). A melhor forma de prevenir esta doença é realizar frequentemente exercícios físicos e consumir quantidades adequadas dos nutrientes envolvidos na saúde óssea, como o cálcio.

Em geral, ingerimos o cálcio pela alimentação. Isso porque não somos capazes de produzi-lo. Porém, quando nossa alimentação é composta por alimentos pobres nesse nutriente, o corpo começa a utilizar o cálcio que fica armazenado nos ossos, e a longo prazo isso pode deixá-los fracos. É preciso ficar atento. Segundo a POF 2008-2009 (Pesquisa de Orçamentos Familiares, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) cerca de 85% a 97% dos brasileiros consomem este nutriente abaixo da quantidade recomendada.

Por isso há necessidade de manter uma dieta equilibrada e composta por alimentos capazes de fornecer a quantidade adequada de cálcio e outros nutrientes. Segundo Mirella Pasqualin, da empresa RGNutri de Consultoria, para contribuir com a saúde óssea é importante atentar-se ao consumo de nutrientes como o cálcio, o magnésio, o fósforo.

Nesse cenário, os queijos – sejam eles frescos ou maturados – ganham destaque já que são opções práticas e acessíveis. E combinam em diferentes preparações desde saladas, sanduíches até mesmo doces e sobremesas, sempre contribuindo e agregando sabor às preparações. Os queijos apresentam naturalmente proteínas, minerais, como o cálcio, o fósforo, o magnésio e as vitaminas A e B2, que são essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Estudos indicam que os queijos apresentam uma sinergia entre os nutrientes, pois apenas com a maneira única que são combinados podem estar relacionados à melhor biodisponibilidade dos nutrientes. Assim, poderão ser utilizados em diferentes reações relacionadas à manutenção do funcionamento do organismo e da saúde.  Portanto o alimento inteiro é muito mais do que a soma de suas partes e seus efeitos sobre a saúde são indivisíveis. Neste contexto, cabe destacar que a proteína e a lactose presente nos lácteos favorecem a absorção do cálcio, explica a nutricionista da RG Nutri.

Os queijos ganham nessa disputa, pois o consumo de apenas uma porção do alimento (cerca de 30g) pode contribuir com de 15% a 40% (dependendo do tipo de queijo) da quantidade de cálcio que é recomendada ser ingerida diariamente, o que é extremamente vantajoso para conseguir atingir uma alimentação adequada.

Referência Bibliográfica

  1. ABRASSO – Associação Brasileira de Óssea e Osteometabolismo. Osteoporose. Disponível em:http://abrasso.org.br/. Acesso em mar 2017.
  2. Buzinaro EF, Almeida RNA, Mazeto GMFS. Biodisponibilidade do cálcio dietético. Arq Bras Endocrinol Metab 2006;50/5:852-861.
  3. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009 : análise do consumo alimentar pessoal no Brasil / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. – Rio de Janeiro : IBGE, 2011. 150 p
  4. Lovegrove JA, Hobbs DA. Plenary Lecture 2: Milk and dairy produce and CVD: new perspectives on dairy and cardiovascular health. Proc Nutr Soc. 2016 Feb 24:1-12. [Epub ahead of print]
  5. SBAN – Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro. SBAN, 2015. Disponível em: http://sban.cloudpainel.com.br/source/SBAN_Importancia-do-consumo-de-leite.pdf. Acesso em 17 de março de 2017.
  6. Tunick MH, Van Hekken DL. Dairy Products and Health: Recent Insights. J Agric Food Chem. 2014 Nov 19. [Epub ahead of print]
  7. Weaver CM, Rothwell AP, Wood KV. Measuring calcium absorption and utilization in humans. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2006 Sep;9(5):568-74.

Sobre a Tirolez

Fundada há 37 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade. Tal característica decorre, entre outras causas, do leite de alta qualidade que utiliza em sua produção e do cuidado artesanal e o carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 90 itens e pode ser encontrado em todo o Brasil.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password