Publicitário José Zaragoza morre em São Paulo

Aos 86 anos, morreu na manhã desta segunda feira (15), em São Paulo, o publicitário José Zaragoza, um dos fundadores da agência DPZ – junto com Francesc Petit, falecido em 2013, e Roberto Duailibi.  O publicitário deixa a esposa, Monique Zaragoza, os filhos Frederic, Kitu, Diego e Inés e sete netos.

Para além da publicidade brasileira, onde construiu uma trajetória de peso, Zaragoza também era artista plástico e cineasta. Nascido na Espanha, na cidade Alicante, iniciou sua carreira na publicidade por meio da agência Thompson, como diretor de arte. Depois passou um período trabalhando em Nova York, onde estagiou na NBC. Quando voltou ao Brasil, fundou o estúdio de design gráfico Metro 3, com Ronald Persichetti e Francesc Petit, antes de dar vida à agência DPZ, em 1968.

Em comunicado oficial emitido pela DPZ&T, a agência lamentou a morte de Zaragoza e destacou a sua importância para a publicidade brasileira, além do seu amor pela arte. “Seus múltiplos talentos, bom humor e irreverência não dão conta de explicar o significado e a importância de Zaragoza para a publicidade brasileira e o mercado que ele ajudou a criar. É preciso falar em generosidade, fibra, sensibilidade, paixão, respeito, energia imensa e amor pelas boas coisas da vida. A prova disso é a quantidade de amigos e admiradores que conquistou, inspirou e influenciou. Catalão por nascimento, mas brasileiro por opção, o pintor, cineasta, artista plástico e publicitário chegou ao Brasil em 1950 e sempre conciliou a arte dos pincéis com a propaganda”, declarou a agência em comunicado.

A DPZ&T também comunicou a morte do publicitário em sua página no Facebook, com informações sobre o velório que vai acontecer nesta terça-feira, das 9h às 12h, no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra. Ele será cremado em cerimônia reservada à família.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password