Alimentação adequada favorece a qualidade do sono

Alimentos ricos em triptofano, como leite, combinados com alimentos fontes em carboidratos, como torradas, colaboram para uma boa noite de sono

Dormir bem é um desafio e o brasileiro está entre os povos que dormem menos. De acordo com pesquisa publicada no website Sciense Advances (2016), temos como hábito cerca de sete horas e meia de sono por noite, o que está abaixo da média dos 20 países pesquisados. O país com pior classificação foi o Cingapura, com sete horas e vinte e quatro minutos e com maior classificação foi a Holanda com oito horas e dezesseis minutos de sono. Fatores como problemas familiares e financeiros, estresse e dificuldade de se desligar de aparelhos eletrônicos são apontados como principais razões para as noites mal dormidas.

A alimentação equilibrada é uma das alternativas para ter uma noite tranquila, explica Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Marca Fortaleza. E a ceia, aquele lanchinho algumas horas após o jantar, pode ser uma ótima ajuda.

Alimentos fonte de triptofano, como leite e derivados, ajudam na produção da serotonina, um neurotransmissor que, entre outras funções, favorece o relaxamento e induz naturalmente ao sono. Para o triptofano atuar de forma mais eficiente é preciso que seja consumido combinado com alimentos fontes de carboidrato, como torradas, pois o carboidrato ajuda a melhorar a disponibilidade de triptofano para síntese de serotonina. ”Torrada com margarina ou geleia e leite morno com canela é um ótimo exemplo de lanche noturno para ajudar no sono”, explica Aretha.

Confira outras dicas da nutricionista para dormir bem a noite inteira e uma deliciosa receita de geleia de pera, sugerida pela Marca Fortaleza, para acompanhar torradas, leite morno ou um chazinho de camomila.

ü  Crie uma rotina e procure dormir e acordar sempre no mesmo horário;

ü  Modere o uso de aparelhos eletrônicos perto do horário de dormir;

ü  Pratique alguma atividade física;

ü  Técnicas de relaxamento e respiração também favorecem o sono.

Como fazer Geleia de Pera 

Ingredientes

1 kg de pera descascada e cortada em pedaços;

300g de açúcar

suco de um limão

5 colheres de sopa de água

Modo de preparo:

Passo 1 – Coloque todos os ingredientes no fogo.

Passo 2 – Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo até reduzir bastante e virar geleia (aproximadamente 2 horas). 

Referências:

Walch OJ, Cochran A, Forger DB. A global quantification of “normal” sleep schedules using smartphone data. Sci. Adv. 2016; 2:1-6.

Instituto de Pesquisa  e Orientação da Mente [Internet]. Você dorme bem? [Atualizado em dez/2012; acesso em: 13 jun 2016]. Disponível em: http://www.ipom-org.com.br/artPesquisa.php?lang=pt-br&id=2

Lindseth G. Helland B, Caspers J. The Effects of Dietary Tryptophan on Affective Disorders. Arch Psychiatr Nurs. 2015; 29(2): 102–107.

Strasser B, Fuchs D. Diet Versus Exercise in Weight Loss and Maintenance: Focus on Tryptophan. Int J Tryptophan Res. 2016; 9: 9–16.

Mendonça LABM, Porto KRA, Souza JC. Privação do sono e sua relevância no metabolismo glicídico. Multitemas. 2015; 48:29-43.

Sobre a Fortaleza

Com mais de 60 anos de tradição, a Marca Fortaleza foi a primeira a ser lançada pela M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Hoje já são mais de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos, a Marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password