Encontro Nacional do Forró

Evento reúne agentes, culturais, artistas, músicos, autores, técnicos, produtores, empresários e pesquisadores para falar do ritmo, entre os dias 6 e 8 de abril em Cruz das Almas 

Três dias para falar do ritmo mais nordestino, o forró. Esta é a proposta do Encontro Nacional do Forró, que acontece entre os dias 6 e 8 de abril em Cruz das Almas. Nestes dias, o evento irá discutir “Os rumos da forte e rica cultura do forró e de onde viemos, onde estamos e para onde nossa cultura pode caminhar?”. Mas, aprogramação não estaria completa sem os grandes nomes tocando. Por isso, uma programação musicalfoi programada.

No primeiro dia, 6, estarão no palco do Valparaíso Hotel, a partir das 19 horas, Maciel Melo, Sandrinho do Acordeon, Negão da Sanfona e Bruno Silva. Na segunda noite se apresentam Alcymar Monteiro, Carlos Vilela, Daniel Diau e Caninana. Na noite de encerramento, dia 8, Del Feliz, Sandro Becker, Zelito Miranda e Raio da Silibina.

Agentes culturais, artistas, músicos, autores, técnicos, produtores, empresários e pesquisadores do forró terão encontro marcado no evento tem como objetivo debater e propor planos e ações voltadas para criar maior articulação e impulsionar as vivências entre os produtores da cultura do forró, trazendo pautas de discussão fundamentais para a realidade contemporânea dessa produção artística. O forró é um importante patrimônio cultural imaterial e contribui para o engrandecimento artístico do nordeste.

“A intenção é promover a importância desse trabalho cultural para geração de renda, potencializando o desenvolvimento de cada região por meio da economia criativa, trabalhando com a dinamização de diferentes setores da cultura como música, dança, artes plásticas, artesanato, moda, design, culturas populares, literatura, artes visuais e arte digital”, afirmou Paulo Tear, um dos produtores do evento.

Dentro da programação, o evento promoverá palestras, debates e ações diversas como a realidade contemporânea da produção artística do forró, dificuldades e soluções para o desenvolvimento do mercado cultural e dos seus empreendimentos, a comunidade forrozeira e suas responsabilidades no desenvolvimento de projetos que envolvam colaboração com cidades, o papel do Estado no fomento à economia da cultura, o crescimento do forró nos grandes centros urbanos, além de ações de proteção a fim de que o forró permaneça vivo para as gerações futuras.

“O momento atual também tem necessidade urgente de diálogo com as políticas públicas nos âmbitos municipal, estadual e federal”, garante Israel Mizrach, presidente da Associação dos Empresários, promotores, produtores artísticos e culturais do Estado da Bahia.

As atrações: O comandante musical da primeira noite será Maciel Melo. Compositor de Caboclo Sonhador nasceu no sertão de Pernambuco. Recentemente esteve junto a Xangai na novela Velho Chico como um dos poetas do repente. A noite segue com Sandrinho do Acordeon, representante do Piauí, Negão da sanfone, que representa Minas Gerais, com influências de Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Arlindo Bettio. Bruno Silva fechas a noite.

No segundo dia, Alcymar Monterio apresenta o repertório do 99º CD de Carreira, batizado de A Voz do Povo. Entre as canções, “Um Verdadeiro Forró” e “São João da Bahia”, ambas compostas pelo artista. Nascido na cidade de Assaré, CE, Caninana já fez parceria com Dorgival Dantas com as canções “Mulher Ruim”, “Aviãozinho” e “Corre Corre Cavalinho”. Também tem parceria com outras bandas, a exemplo de “Bala Trocada”, gravada pela dupla Henrique e Juliano, “Quem Chorava, Hoje Ri”, que recentemente é sucesso com os artistas Gabriel Diniz e Wesley Safadão.

No ultimo dia quem se apresenta é Del Feliz, Sandro Becker, Zelito Miranda e Raio da Silibina. Representante da Bahia, Del Feliz, nasceu em Barreiros, Riachão do Jacuípe. Ao longo de sua carreira, o cantor e compositor já fez parcerias musicais e contou com participações de nomes como: Maria Bethânia, Dominguinhos, Elba Ramalho,  Geraldo Azevedo, Genival Lacerda, Flavio José e Alcymar Monteiro. Em outubro de 2015, o artista participou do The Voice Brasil. Com 15 CDs e 2 DVDs gravados de forma independente em maio de 2014, recebeu em Campina Grande (PB), das mãos de Elba Ramalho, o Troféu Gonzagão, no maior evento da música nordestina.

De alagoas, Sandro Becker é uma mistura de cantor e humorista. Já abriu show de Luiz Gonzaga, e seu primeiro vinil foi gravado em 1979 e de lá prá cá já são 38 Discos (LPs e CDs) e 2 DVDs e algumas dezenas de sucessos, como “Gatinho Angorá (SELMA)”, “O Tico – Tico”, “Briga no Casamento -Não fure o Quinho”, “Minha Gata”, “Algodão Doce” e a internacional “Julieta,tá”, que no ano de 1986 vendeu no Brasil um milhão de cópias e durante meses foi a música mais tocada nas emissoras de rádios do País. Em abril lança o seu 38º trabalho que traz como título: Sandro Becker (É Forró Pro Ano Todo).

De Serrinha, Bahia, Zelito Miranda, o Rei Do Forró temperado também estará presente. Com 30 anos de carreira, Zelito apresenta um domingo por mês um dos projetos mais vitoriosos do forró baiano, o ‘Forró no Parque’. Aracaju também será representada. A banda Raio da Silibina nasceu em 1991 e criou um estilo próprio de arranjos, interpretações modernas dos cantores. A turnê 2017 terá como frente os vocalistas: Alexandre, Roberta, Andréa e Jeferson.

Serviço

Encontro Nacional do Forró

Data: 6, 7 e 8 de abril (Quinta-Feira á Sábado)

Local: Valparaíso Hotel, a partir das 19 horas, Cruz das Almas.

Produção: Tear Produções.

Valor: R$ 30,00

Informações: (71) 9 9995-7752 / (71)9 9960-7878

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password