29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul apresentam números de produção

A cebola é uma cultura muito importante para o Vale do São Francisco. Gera cerca de 70 mil empregos diretos e indiretos e movimenta a economia em R$ 500 milhões ao ano. Atenta aos números a coordenação do 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul vai apresentar os dados de produção que fazem desta cultura a segunda maior atividade agrícola irrigada do Vale. O evento acontece de 26 a 28 de abril no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, Bahia.

Com a concentração do plantio entre os meses de janeiro e março, numa área girando em torno de 10 mil ha/ano – destaque para as cidades vizinhas de Juazeiro e Petrolina (PE), o Vale do São Francisco se consolidou também nacionalmente como a segunda região produtora de cebola. Só em 2015, ofertou 172,1 mil toneladas. Segundo a direção dos seminários, os números atualizados de produção vão apresentar os déficits e superávits da economia ceboleira, mapear os estados brasileiros e os países do Mercosul fortes no cultivo, além de ajudar produtores locais a traçarem estratégias visando a concorrência nos mercados nacional e internacional.

“A produção de cebola vem aumentando aqui na região. Com o uso das tecnologias, já podemos dizer que ultrapassamos a produção de 200 mil toneladas por ano, e o que devemos destacar é que a cultura da cebola é uma atividade típica de pequenos e médios produtores, ou seja, ela mexe com todas as camadas produtivas do Vale do São Francisco, desde a década de 40”, analisa o presidente daAprocesf – Associação dos Produtores de Cebola do Médio São Francisco, Eduardo Cavalcante.

Durante os três dias, o evento, que é uma realização da Aprocesf, Anace – Associação Nacional dos Produtores de Cebola e Embrapa,  promoverá palestras com representantes de entidades a exemplo da Codesvaf, Epagri e Embrapa, além de empresas, universidades e instituições ligadas ao setor agrícola.

Também estão previstas as presenças de empresários, produtores, pesquisadores e especialistas da Argentina e Uruguai e dos estados produtores de cebola do Brasil: Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Norte.

Serviço

26/4/2017

9h – Abertura Oficial

11h – Mercado de Cebola do Mercosul – com Daniel Schmitt -Epagri

14h – Melhoramento Genético da Cebola na Embrapa – com Valter Rodrigues Oliveira -Embrapa

15h – Nutrição Eficiente para Altas Produtividades – com Mitsuhiro Abe -SQM Vitas

16h20 – Cultivo de cebola por semeadura direta – com Franklin Freitas Silva -Embrapa

17h – Produção Sustentável de Cebola – com Jaírton de Araújo Fraga -Uneb

17h45 – Assembleia Geral da ANACE – Antônio Carlos Pagano, Presidente da ANACE

27/4/2017

8h20 – Armazenamento de Cebola Longa Vida – Agrocinco

9h – Os Desafios da Produção de Sementes de Cebola no Semiárido – com Paulo César Tavares de Melo (Professor Livre Docente – ESALQ/USP)

10h – Bacia do São Francisco – Recomposição e Defesa – Codevasf

11h – Melhoramento Genético da Cebola para Clima Tropical trás Benefícios para Produtores – com Patrícia Guerra e Wênio Barbosa -Nunhems

14h – Irrigação por Gotejamento – Tecnologia para Alto Rendimento da Cebola – Netafin

15h – Manejo Produtivo da Cultura da Cebola – com Guilherme Ogata -Arysta

16h20 – Painel dos Estados e Mercosul: apresentação dos dados de produção de cebola e consolidação do quadro de oferta – moderador: George Ricardo L. Bandeira -Bahiater

28/4/2017

8h – Visita de campo à área do Projeto Salitre, em Juazeiro, BA

12h – Encerramento

Mais informações: (87) 3862-1892 ou pelo site: WWW.seminarionacionaldecebola.com.br/wp

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password