UFBA e Planserv assinam acordo para fornecimento de medicamentos para doentes crônicos

A Universidade Federal da Bahia e o Planserv (Assistência à Saúde do Servidor Público Estadual) assinaram termo de cooperação técnica para implantação de serviços farmacêuticos visando o fornecimento de medicamentos para pacientes portadores de doenças crônicas, garantindo a plena adesão desses pacientes aos tratamentos prescritos. O fornecimento começará mês de abril, contemplando, inicialmente, beneficiários do Planserv que usam medicamentos para Hepatite C.

A melhoria da assistência farmacêutica prestada, a redução dos impactos de problemas relacionados com medicamentos e o aumento da qualidade de vida dos pacientes estão entre os benefícios esperados com a cooperação estabelecida entre as instituições.  No convênio com a UFBA, o Planserv ficará responsável pela aquisição dos medicamentos, através de processo licitatório e a Faculdade de Farmácia da UFBA pela dispensa e acompanhamento farmacoterapêutico.

Para a faculdade, a assistência farmacêutica aos pacientes portadores de doenças crônicas permitirá o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, com o intercâmbio de conhecimentos teórico-práticos que contribuirão para a qualificação da formação dos estudantes do curso de Farmácia e para o aprimoramento da relação entre o futuro profissional e a sociedade.

Segundo diretora da unidade, a professora Tânia Barros, “será um serviço de farmácia humanizado onde os profissionais farmacêuticos trabalharão oferecendo não só os medicamentos, mas toda assistência de modo a garantir os melhores resultados terapêuticos aos pacientes, servindo de campo de prática para a formação dos alunos”.

“É uma parceria muito importante para o Planserv, que terá sua própria unidade farmacêutica para atendimento dos pacientes, permitindo diminuir custos com a aquisição dos medicamentos, o que contribui para a sustentabilidade do plano”, acrescenta a coordenadora geral do Planserv, Cristina Cardoso.

Atualmente, o Planserv já assiste 29 pacientes portadores de Hepatite C, através de projeto-piloto iniciado em setembro de 2016. O projeto terá duas etapas, a primeira será realizada no CDO, no SAC Servidor – Boca do Rio e a segunda etapa, na Farmácia Universitária da UFBA. Prevê-se o incremento gradual do número de pacientes em tratamento para a Hepatite C, bem como a inserção de beneficiários em uso de medicamentos para outras enfermidades que compõem o Programa de Assistência Farmacêutica do Planserv – Suporte Medicamentoso e Oncologia Ambulatorial.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password