Programa amplia acesso de diabéticos a profissionais capacitados

Mais de sete mil pacientes diabéticos de 16 municípios baianos participarão de um programa internacional desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia (Cedeba), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a World Diabetes Fundation (WDF). A iniciativa visa desenvolver ações de prevenção primária e evitar complicações macro vasculares até 2019, bem como qualificar mais de 800 profissionais de saúde.
O termo de compromisso para a implantação do programa, que terá um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, foi assinado na tarde desta quarta-feira (22), com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, da diretora geral do Cedeba, Reine Chaves, e de representantes dos 16 municípios.
“Entendemos que o caminho para a redução do diabetes passa pelo controle dos fatores de risco – obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada e o consumo de álcool. Já para os pacientes diagnosticados é importante garantir o acesso ao tratamento para evitar as complicações que reduzem a qualidade de vida do paciente – cegueira, amputações, doenças renais – e trazem problemas para a família, além de terem um custo muito alto”, destaca o secretário, ao apontar os benefícios da iniciativa estadual.
Entre os critérios de seleção dos municípios destacam-se a necessidade de cobertura maior que 50% do Programa de Saúde da Família, cobertura de 100% do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, população com grande vulnerabilidade social concentrada em áreas urbanas e a existência de uma rede de saúde que fortaleça a política de atenção ao diabetes. São eles: Rodelas, Abaré, Macururé, Chorrochó, Paulo Afonso, Glória, Santa Brígida, Pedro Alexandre, Jeremoabo, Cícero Dantas, Dias D’Ávila, Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Alagoinhas e Ribeira do Pombal.
Indicadores
Reine Chaves aponta que um projeto como este busca diminuir os indicadores de complicações por conta das diabetes. “Quando capacitamos os profissionais, eles atuam de melhor forma com o paciente diabético, indicando o tratamento correto com base em protocolos clínicos”, afirma a diretora do Cedeba.  Ela ainda aponta que é possível reduzir internações quando o paciente é acompanhando de forma adequada.
O treinamento dos profissionais começa em maio, em Salvador, e em julho na regional de Paulo Afonso. Será uma capacitação de cinco dias. Uma equipe do Cedeba também irá monitorar os profissionais, para avaliar os resultados alcançados pelo projeto. A previsão é de que haja expansão para outros municípios.
Fonte: Ascom/Sesab

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password