Domingos Meirelles em Salvador

Dia do Jornalista na Bahia será celebrado com palestra do jornalista, apresentador de televisão, historiador e escritor

O jornalista, apresentador de televisão, historiador e escritor Domingos Meirelles, presidente da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, fará palestra no dia 07 de abril, em comemoração ao Dia do Jornalista, com inicio as 9h horas, onde será também homenageado 50 cronistas desportivos, na sede da ABI-Bahia.

A palestra de Domingos Meirelles terá como tema: “As relações entre a mídia e o poder, as fronteiras entre a história, o jornalismo e a literatura” e, “A Censura sobre a Imprensa e o Poder Judiciário”.

O evento faz parte da programação em homenagem à data maior dos profissionais da escrita, da fotografia, da comunicação no rádio, tv e redes sociais – blogs, sites, portais, e é aberto para empresários do setor, políticos e estudantes de Comunicação.

Carioca e filho de imigrantes portugueses, Domingos Meirelles exerce a profissão desde 1965, quando ingressou no jornalismo como estagiário do jornal Última Hora. A prática diária da reportagem também foi exercida nos mais importantes impressos – revistas e jornais – do País.

Mas, foi através da televisão que Domingos Meirelles ganhou projeção nacional, via reportagens na Rede Globo de Televisão, SBT e Rede Record, onde apresenta o Repórter Record Investigação.

Ao longo de sua carreira Meirelles conquistou mais de 40 prêmios, entre os quais se destacam três Prêmios Esso, quatro Wladimir Herzog de Direitos Humanos e dois Prêmios Rei de Espanha de Televisão, maior premiação jornalística dos povos de língua portuguesa e espanhola.

Como autor, Meirelles assina publicações importantes, entre elas As Noites das Grandes Fogueiras. Uma História da Coluna Prestes, Prêmio Jabuti de Melhor Reportagem de 1966 e Os Órfãos da Revolução, Prêmio Jabuti de Ciências Humanas de 2006.

As comemorações do Dia do Jornalista incluem também homenagens a 50 cronistas esportivos que se destacam no exercício da profissão. O Jornal Repórter, Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia), Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado da Bahia), o Sinterp (Sindicato dos Trabalhadores Radialistas e Publicitários), W4 Propaganda e Associação Baiana dos Cronistas Desportivos (ABCD), apoiam as iniciativas e, de forma institucional, a Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia (Secom) e a Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

O encontro foi idealizado pelo Jornalista e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa, Fábio Costa Pinto, em parceria com o Repórter Nelson Rocha diretores da Central da Comunicação. A realização é  da Central da Comunicação Serviços e da Laboratório da Noticia com a chancela da Associação Brasileira de Imprensa – ABI.

Serviço:

Palestra do Jornalista e Presidente da ABI – Domingos Meirelles e homenagem a 50 cronistas desportivos baianos

Temas: “As relações entre a mídia e o poder, as fronteiras entre a história, o jornalismo e a literatura” e, “Como se deve lidar com a questão da verdade na política ou no mundo dos negócios”.

Dia: 07.04.2017 – Sexta-feira

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password