Inscrições abertas para Curso de Iniciação Teatral

Interessados a partir de 15 anos podem participar das aulas, que começam em 27 de março, Dia Mundial do Teatro, e seguem até dezembro. Grátis

Jovens e adultos, com idade a partir de 15 anos, e que desejam aprender a arte de interpretar, podem se inscrever no Curso de Iniciação ao Teatro promovido pelo Centro de Formação em Artes da Funceb. As inscrições começam nesta segunda, 6.03, seguem até sexta-feira, dia 10.03 e podem ser feitas mediante o envio do formulário de inscrição online (https://goo.gl/jBLn9). A ação integra o calendário comemorativo do Mês do Teatro. O curso será ministrado pelo professor e diretor teatral Ronaldo Braga, começa no dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, e segue até dezembro, quando será encerrado com uma mostra artística dos participantes.

Serão oferecidas duas turmas do curso, com aulas às terças e quintas, das 9 às 12h (turma do matutino)  e das 14 às 17h (turma do vespertino), no Auditório do Liceu/Funceb. O curso é gratuito e contará com processo seletivo no período de 20 a 24 de março. Os textos para a audição estão disponíveis a seguir. Após a inscrição o candidato deve ficar atento ao site da Fundação, onde serão divulgadas as listas dos respectivos grupos para audição, de acordo com o turno solicitado ao se inscrever. As listas serão divulgadas até o próximo dia 15 deste mesmo mês.

Com o objetivo principal de promover o autoconhecimento, a desinibição e o senso estético de jovens, a partir do desenvolvimento de suas potencialidades artísticas em teatro, o curso também desenvolve a capacidade de trabalhar em grupo, amplia o conhecimento sobre arte e promove para a comunidade um trabalho artístico diferenciado, utilizando técnicas de expressão corporal, respiratória e vocal, além de exercícios de improvisação e jogos de dramatização para o desenvolvimento criativo e melhoria da comunicação.

Também aperfeiçoa a capacidade de concentração e controle emocional, articulando leituras e interpretações de textos teatrais com o movimento individual de cada componente do grupo.

No curso, os estudantes poderão aprender sobre Noções Gerais sobre a Arte da Interpretação, Ação, Imaginação, Concentração, Atenção, Descontração Muscular, O Sentimento da Verdade, Memória Emotiva, As Forças Motivas Interiores, O Estado Interior de Criação e As contradições Vontade e Contra-vontade.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 71 3324 8522.

Sobre o professor Ronaldo Braga é bacharel em Direção Teatral (Ufba) e pós-graduado em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB). Ele dirigiu e atuou em diversos espetáculos: Piquenique no Front (1979),Revolucinógeno (1980), Seis Personagens à Procura de um Autor (1981), Revolução dos Beatos (1982), Quanto Custa o Ferro (1986), Estado de Sítio (1988), A Carta (1990), O Beco de Baco (1997/98), Inocência (2005) e Flores para os Hóspedes (2008).

Em Salvador, ele ministrou aulas de teatro no Colégio Integral, no Espaço Xisto Bahia, no Centro Cultural Alagados e no Cine Teatro Solar Boa Vista, em 2014 e 2015. Também deu aulas em São Félix, no Espaço Dannemann e no Ponto de Cultura Núcleo Teatral Expressão (2009 a 2013). Em Muritiba, deu aulas no Colégio Estadual João Batista Fraga, e em Santo Antônio de Jesus, na Biblioteca Municipal de Muritiba.

Textos para audição:

Texto 1

Sei, saio por aí e vejo o pano jogado e aquela manhã velha que lembra resto de pão ou leite. Sinal de que comer ali foi um dia uma verdade
Mas se não saio, olho para o piso e me descubro na formiga cansada ou na fruta apodrecida que dorme no chão um sonho sem som.

Texto 2

Olhar é bom e não é, quando não olho coisa sempre me vejo por dentro e quando olho coisa busco me esquecermas não consigo, pois eu estou sempre aparecendo em cada movimento ou matéria na minha frente, sempre sou um eu visto de outra maneira ou apenas de repente me vejo sem ver aquilo que eu via e de novo é para dentro de  mim mesmo que olho.

Texto 3

Tem dias que eu revejo a chuva e ai eu sei que de nada adianta a compra, nem a permissão, se não for a compra e a permissão de mim mesmo e é nestes dias que me lembro que preciso me comprar e me permitir, mas por me esquecer nem sei se já me comprei e se já me permitir, é que o danado de mim ainda teima em ser livre e então eu preciso como um louco fechar os olhos e desesperadamente calmo cavar fundo em minha mente em busca de que em algum canto eu esteja sorrindo silenciosamente.

Serviço:

Curso de Iniciação ao Teatro

Inscrições: De 6.03, segunda-feira, a 10.03, sexta-feira

Aulas: De 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, até dezembro

Informações: 71 3324 8522

Link da Ficha: https://goo.gl/jBLn9

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password