Clécia Queiroz e Letieres Leite no “Essa Noite se Improvisa”

A cantora e o músico participam da ação que integra o projeto “Tropicália: Régua e Compasso”, nesta quinta, às 17h, no Palacete das Artes. Gratuito

A próxima edição da ação “Essa Noite se Improvisa” reunirá como convidados a cantora Clécia Queiroz e o músico, maestro e compositor Letieres Leite, no Palacete das Artes, nesta quinta-feira, 9.02, às 17h. A ação faz parte do projeto Tropicália: Régua e Compasso (A Bahia Cultural Pré-Tropicalista) e visa promover a interação e participação de agentes culturais de várias gerações, em encontros descontraídos com improvisos musicais com banda base, abertos à participação de cantores e instrumentistas. O ingresso é gratuito.

Clécia Queiroz, cantora, compositora e pesquisadora, com três discos solos gravados, além de participações em várias coletâneas de CDs, é mestreem Artes pela Howard University (EUA). Letieres Leite é instrumentista, compositor, idealizador da Orkestra de percussão e sopros Rumpilezz e fundador da AMBAH (Academia de Música da Bahia). “A abordagem atende à proposta de focalizar os anos 60, com uma cena pré-Tropicália na Bahia e seus desdobramentos”, considera Marle Marcedo, diretora do CFA. O Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) desenvolve a ação.

Clécia vai falar sobre o samba de roda, trazendo informações sobre as variedades dessa manifestação popular e sua performance. “O samba de roda não é apenas música, mas uma performance coreográfica, visual, que traz em si a experiência dos comportamentos corporais cotidianos”, destaca a cantora. Letieres Leite apresentará o tema: A Trajetória do Samba através de sua Clave Rítmica, fundamento de sua pesquisa sobre as raízes matriciais da música popular brasileira.

Além do bate-papo com os convidados o público poderá apreciar o quinteto formado pelos professores do Centro de Formação em Artes (CFA) da Funceb Edu Fagundes (Clarinete e Violão), Luiz Asa Branca (guitarra) e Robinson Cunha (bateria), mais os convidados Luciano Chaves (Flauta) e Giroux Wanziler (baixo), que apresentarão um repertório de clássicos da MPB, Bossa Nova e do Jazz. O grupo também focaliza a cena pré-Tropicália em Salvador.

Parceria – O projeto Tropicália: Régua e Compasso é realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) – ao qual pertence o Palacete das Artes -, e com a Fundação Pedro Calmon (FPC), entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O projeto idealizado por Fernanda Tourinho, diretora da Funceb, conta com exposição homônima montada no Palacete das Artes com curadoria de Murilo Ribeiro, diretor do espaço administrado pelo IPAC.

O público confere, na Sala Contemporânea Mario Cravo Jr, a exposição com peças de artistas da música, da dança, e das artes visuais em evidência nos anos 60, como Lina Bo Bardi, Walter Smetak, YankaRudzka, Carybé, Juarez Paraíso, Lênio Braga, Jenner Augusto, Pierre Verger, além de fotos dos acervos de Lia e Silvio Robatto, recentemente doados ao Centro de Memória da Bahia. 

Serviço:

Tropicália: Régua e Compasso
Onde: Palacete das Artes – Rua da Graça, 289, Graça

Visitação da exposição: terça a sexta, das 13h às 19h, sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h
Programação até março, às terças, quartas e quintas-feiras sempre a partir das 17h:

A Sopa de Maria: Terças-feiras, 14/02, 14 e 28/03
Uma Ideia na Cabeça: Quarta-feiras, até 30/03
Essa Noite se Improvisa: Quintas-feiras, 9/02, 23 e 28/03
Seminário e lançamento de revista: dias 29 e 30/0

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password