“Uma Ideia na Cabeça” terá última sessão do mês

O Filme “A Hora e a Vez de Augusto Matraga” será exibido nesta quarta-feira, 25.01, no Palacete das Artes. Entrada livre 

Fechando a programação de filmes no mês de janeiro da ação Uma Ideia na Cabeça, do projeto Tropicália: Régua e Compasso, será exibido nesta quarta-feira (25.01), o longa A hora e a vez de Augusto Matraga. Do diretor Roberto Santos, a produção tem história baseada num conto de Guimarães Rosa e adaptado por Gianfrancesco Guarnieri. O filme foi premiado como melhor longa no Festival de Brasília, em 1965.

O filme narra a história de Augusto Matraga, um fazendeiro violento. Traído por sua esposa, ele é emboscado por seus inimigos e dado como morto. Mas ele é salvo e volta-se para a religiosidade. Augusto conhece Joãozinho Bem-Bem, jagunço que o faz viver num conflito interno, instigando os instintos violentos de sua personalidade. Matraga começa então a oscilar entre seu temperamento agressivo e o misticismo que não consegue mais abandonar.

Programação – Até 30 de março de 2017, todas as quartas-feiras acontece sessão do Uma ideia na cabeça, que compõe a programação do projeto Tropicália: Régua e Compasso e que apresenta filmes dos anos 60. Além das exibições fílmicas, palestras, bate-papos e apresentações musicais são desenvolvidos pelo projeto, em comemoração que antecede os 50 anos da Tropicália.

O projeto é uma realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) – ao qual pertence o Palacete das Artes -, e Fundação Pedro Calmon (FPC), entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A concepção do projeto é de Fernanda Tourinho, diretora da Funceb, e a curadoria da exposição é de Murilo Ribeiro, diretor do Palacete das Artes.

A mostra montada na Sala Contemporânea Mario Cravo Jr do Palacete das Artes foca a ambiência anterior ao movimento musical, reunido peças de Lina Bo Bardi, Smetak, Rudzka, Carybé, Juarez Paraíso, Lênio Braga, Jenner Augusto, Verger e acervo de Lia e Silvio Robatto. Visitação: De terças às sextas-feiras, das 13 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.

SERVIÇO:

Tropicália: Régua e Compasso

Local: Palacete das Artes – Rua da Graça, 289, Graça

Programação até março, às terças, quartas e quintas-feiras sempre a partir das 17h:

A Sopa de Maria: Terças-feiras: 20/12, 10 e 24/01, 7 e 14/02, 14 e 28/03
Uma Ideia na Cabeça: Quartas-feiras, até 30/03

Essa Noite se Improvisa: Quintas-feiras: 5 e 19/01, 09/02, 23 e 28/03
Seminário e lançamento de revista: dias 29 e 30/03

 

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password