Cinema Baiano é destaque da terceira edição do “Sopa de Maria”

Os convidados irão dialogar sobre o contexto cinematográfico da Bahia na década de 60

Amanhã, 24.01, acontecerá mais uma edição do “A Sopa de Maria” no Palacete das Artes, ação que faz parte do Projeto Tropicália: Régua e compasso. O evento, em sua terceira edição, ocupa a área externa do Palacete das Artes às 17h. O acesso é gratuito.

A ideia é promover o encontro de jovens artistas, estudantes, pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a ambiência artística e cultural vivida pelos jovens tropicalistas quando ainda transitavam pela cidade, em meados dos anos 60.

O evento abordará a temática “O Audiovisual”, convidando para um bate-papo os participantes: José Umberto Dias (cineasta, crítico de cinema e dramaturgo), Oscar Santana (diretor de cinema e membro da Academia de Letras e Artes do Salvador) e Jorge Alfredo (cineasta baiano, músico e jornalista).

Convidados: José Umberto Dias  é graduado em Ciencias Socias pela Universidade Federal da Bahia e dirigiu em 1971 o longa de ficção “’, rodado em 35mm.  Oscar Santana dirigiu o longa metragem “Pistoleiros”, do ano de 1975 e recebeu o Prêmio de Qualidade pela Embrafilme.  Jorge Alfredo é autor da edição impressa da revista eletrônica Caderno de Cinema. Em 2001 dirigiu o longa metragem “Samba Riachão”.

O projeto: A iniciativa Tropicália: Régua e Compasso é uma realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) – ao qual pertence o Palacete das Artes -, e Fundação Pedro Calmon (FPC), entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A concepção do projeto é de Fernanda Tourinho, diretora da Funceb, e a curadoria da exposição é de Murilo Ribeiro, diretor do Palacete das Artes.

Programação: As palestras, debates, seminários e a exposição acontece na Sala Contemporânea Mario Cravo Jr, que reúne peças de artistas da música, da dança, e das artes visuais em evidência nos anos 60, como Lina Bo Bardi, Walter Smetack, Yanka Rudzka, Carybé, Juarez Paraíso, Lênio Braga, Jenner Augusto, Pierre Verger, além de fotos dos acervos de Lia e Silvio Robatto, recentemente doados ao Centro de Memória da Bahia.

Serviço:
Tropicália: Régua e Compasso – A Sopa de Maria
Local: Palacete das Artes – Rua da Graça, 289, Graça

Programação até março, às terças, quartas e quintas-feiras sempre a partir das 17h:
Sopa de Maria: Terças-feiras: 24/01, 7 e 14/02, 14 e 28/03

Uma Ideia na Cabeça: Quarta-feiras, até 30/03
Essa Noite se Improvisa: Quintas-feiras: 09/02, 23 e 28/03
Seminário e lançamento de revista: dias 29 e 30/03
Exposição: De terças às sextas-feiras, das 13 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.

 

Kátya Elpydio5725 Posts

Criei o Borimbora com o objetivo fundamental de fazer com que você esteja sempre à frente do seu tempo no que diz respeito à comunicação na sua totalidade. Nenhum de nós é TÃO BOM quanto todos nós JUNTOS!

0 comentários

Deixe um comentário

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password