Quem é o Brasil na fila da propaganda mundial?

Nesta semana, foi divulgado o ranking The Directory Big Won 2016, reconhecida lista que mede o desempenho das agências, campanhas e profissionais de propaganda em premiações de todo o mundo. Sempre bem posicionado entre os países de maior tradição na publicidade, o Brasil marca presença com seus escritórios, trabalhos e criativos. Nesta edição, entretanto, o país ficou na décima posição, bem abaixo da colocação nos anos anteriores: 6º em 2015, 3º em 2014, 4º em 2013 e 5º em 2012. Ainda assim, diversos foram os destaques brasileiros.

Campanhas mais vencedoras

Entre os dez trabalhos mais vencedores está a ação “Doe as Barras”, assinada pela J. Walter Thompson Brasil para a ONG Atados. Desde que foi criada, em 2015, a campanha se destacou em inúmeras premiações. Em 2016, em Cannes, foram cinco Leões, prêmios em festivais como El Ojo e Clio, além do MMA Global Smarties Awards, onde foi o único Ouro brasileiro. “Doe as Barras” conta com um mecanismo em que as barras pretas que aparecem nas laterais dos filmes postados no Youtube sirvam de espaço para mensagens e campanhas de ONGs.

Agências mais premiadas

Consequência de um ano de muitas conquistas, como a de Agência do Ano em Cannes e no El Ojo 2016 (mesmo em meio a algumas polêmicas), a AlmapBBDO é a quinta agência na lista das mais criativas do mundo, segundo o relatório Big Won, tendo o melhor desempenho da América Latina e sendo a única brasileira a figurar entre as 20 melhores.

Profissionais no pódio

Luiz Sanches, sócio e diretor-geral de criação da AlmapBBDO, é o único representante brasileiro no ranking dos CCOs, com a oitava posição, obtendo o melhor resultado entre os profissionais latino-americanos.  Entre os diretores executivos de criação, ainda figuram os brasileiros Bruno Prosperi (AlmapBBDO), na segunda colocação, e Humberto Fernandez (J. Walter Thompson), no vigésimo lugar. Na lista de diretores de criação, destaque para AlmapBBDO, com as duplas Benjamin Yung Jr/Marcelo Nogueira e Pernil/Andre Gola, respectivamente na segunda e terceira posição. Entre os redatores mais premiados, o Brasil ainda tem Daniel Oksenberg (AlmapBBDO) e Pedro Araujo (J. Walter Thompson). No ranking de diretores de arte, Andre Sallowicz, da AlmapBBDO, é mais premiado do mundo. Na lista também estão Fabio Simoes (FCB Brasil) e Fernando Palandi (J. Walter Thompson). O país ainda tem Raphael Barreto, da FCB Brasil, na lista dos diretores de planejamento.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password