Hospital Roberto Santos realiza primeira miotomia endoscópica via oral

A primeira miotomia endoscópica via oral realizada por um médico baiano ocorreu na quarta-feira (4), no Serviço de Endoscopia Digestiva e Centro de Hemorragia Digestiva Professor Igelmar Barreto Paes (SED-CHD) do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Savlador, Coordenador do serviço e considerado referência no estado, o endoscopista Marcos Clarêncio foi o responsável pelo procedimento em um paciente masculino, de 45 anos, com megaesôfago idiopático de grau III.

Originalmente conhecido como Per Oral Endoscopy Myotomy (Poem), o procedimento é o mais moderno tratamento endoscópico para pacientes que apresentam dificuldade na passagem natural entre o esôfago e estômago – o mesmo caminho que o alimento faz.

“Foi um sucesso. O aparelho já faz a transição facilmente e o paciente, um dia após o procedimento, evolui clinicamente bem”, conta Clarêncio. “O Poem será muito importante para dezenas de usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] com condições semelhantes. Agradeço e parabenizo toda equipe do SED-CHD do HGRS”.

 

Kátya Elpydio5584 Posts

Criei o Borimbora com o objetivo fundamental de fazer com que você esteja sempre à frente do seu tempo no que diz respeito à comunicação na sua totalidade. Nenhum de nós é TÃO BOM quanto todos nós JUNTOS!

0 comentários

Deixe um comentário

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password