Carboidratos são essenciais para manter a disposição nas atividades físicas

  • Carboidratos são essenciais para manter a disposição nas atividades físicas
  • Carboidratos são essenciais para manter a disposição nas atividades físicas

A alimentação balanceada é a chave para o bem-estar, seja para um atleta profissional ou para quem busca manter a forma

Pouco mais da metade da população brasileira (cerca 54,1%) pratica esportes regularmente, de acordo com o Ministério do Esporte (Diagnóstico Nacional do Esporte – DIESPORTE – 2015). Mas, para conquistar os efeitos das atividades físicas, não é preciso ser um esportista de ponta. Treinos de 30 minutos por dia são suficientes para obter benefícios como melhora da circulação e tônus muscular, além de contribuir para a disposição e o ânimo.

Um ponto que dever ser observado, tanto pelos esportistas quanto por quem só quer manter a forma, sem pretensões de competir, é a alimentação. “Para que a atividade física seja bem executada é necessário o consumo suficiente de alimentos fontes de carboidrato antes e depois do exercício, para obter energia por meio da glicose. O carboidrato está presente em alimentos como torradas e massas”, diz a nutricionista Aretha Magalhães, da Equilibrium, consultoria de nutrição da Marca Fortaleza.

Além de ser uma excelente fonte de carboidrato, a torrada é um alimento interessante para os praticantes de atividade física, pois é uma opção muito prática, que pode ser levada na bolsa ou mochila para ser consumida a qualquer hora.

A nutricionista explica ainda que antes do exercício o carboidrato tem a função de fornecer energia. Depois, ele exerce um papel importante na recuperação e reposição dos estoques de energia no músculo. Se o consumo de carboidrato não ocorre de forma adequada pode acarretar queda de rendimento e fadiga.

“Uma dica de consumo antes do exercício é torrada com geleia sem açúcar, pois irá oferecer energia rápida. Já após o exercício é interessante consumir junto com a torrada um alimento fonte de proteína como sardinha, atum, frango ou ovos, para estimular o ganho e a manutenção de massa muscular”, completa a nutricionista.

Cada tipo de atividade física requer uma quantidade adequada de carboidrato. Estas porções dependem do tipo de exercício, intensidade, sexo e idade do praticante. A necessidade de energia aumenta quando são praticados esportes no frio, no calor intenso ou em altas altitudes. “As recomendações e quantidades devem ser ajustadas por nutricionistas, levando em conta todos esses fatores, além das metas pessoais e preferências alimentares”, ressalta Aretha.

Mais do que manter uma alimentação equilibrada pré e pós-treino, é preciso considerar o dia alimentar. Tomar um bom café da manhã, comer frutas, verduras e legumes, evitar os excessos e ter um bom consumo de água são dicas básicas que valem para todos, inclusive praticantes de atividade física. 

Aproveitando as dicas da nutricionista, a Marca Fortaleza ensina como fazer dois acompanhamentos para Torradas: Patê de Sardinha e Mini Pizza de Atum. Confira o passo a passo:

Como fazer Patê de Sardinha 

Ingredientes

– 2 latas de sardinha em óleo (125 g cada)

– 2 colheres (sopa) de suco de limão

– 4 colheres (sopa) de azeite

– 2 colheres (sopa) de maionese

– 4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

– 1 embalagem de Torrada Integral Fortaleza (160 g)

Como fazer

Passo 1: Escorra bem o óleo da sardinha, amasse-as com um garfo e coloque em uma tigela.

Passo 2: Junte o suco de limão, o azeite, acrescente a maionese, o cheiro-verde e misture bem. Sirva acompanhando as torradas.

Rendimento: 16 torradas

Tempo de Preparo: 20 minutos

Calorias por porção: 113,8 por torrada 

Como fazer Minipizza Light de Atum

Ingredientes

– 2 latas de atum sólido em água

– 2 tomates sem sementes, em cubinhos

– 2 colheres (chá) de azeite

– ½ cebola pequena picadinha

– folhas de 3 galhos de orégano fresco

– 1 embalagem de Torrada Light Fortaleza (160 g)

– 100 g de queijo muçarela light ralado

Como fazer

Passo 1: Coloque o atum escorrido em uma tigela e, com um garfo, desfaça-o em pedaços menores. Junte o tomate, o azeite, a cebola e o orégano.

Passo 2: Sobre cada torrada porcione um pouco do atum temperado, salpique a muçarela e leve ao forno médio, preaquecido, por 2 minutos para derreter o queijo. Retire do forno e sirva imediatamente.

Rendimento: 16 minipizzas

Tempo de Preparo: 20 minutos

Calorias por porção: 93,6

Sobre a Fortaleza

Com mais de 60 anos de tradição, a Marca Fortaleza foi a primeira a ser lançada pela M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Hoje já são mais de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos, a Marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password