“Rogério Duarte, o Tropikaoslista” terá sessão sábado, na Sala Walter

Documentário fecha a segunda temporada do Cineclube Walter da Silveira, com sessão gratuita às 17h 

Com a aproximação das comemorações dos 50 anos do Tropicalismo, a Sala Walter da Silveira vai receber, no seu último Cineclube do ano, no dia 17 de dezembro (sábado), o documentário Rogério Duarte, o Tropikaoslista, às 17h, com entrada franca para o público. A sessão também vai contar com um bate-papo entre o realizador do documentário, Walter Lima, e o músico Paquito, com mediação do ator e diretor da Diretoria de Auviovisual (Dimas) da Funceb, Bertrand Duarte. 

O gestor explica que o documentário narra a história do grande design e um dos protagonistas e mentores da Tropicália, polifórmico e universal, segundo o próprio Rogério, que, “em diálogo com parceiros como Chico e Caetano, tornou-se o grande esteta da Tropicália, criando de capas de álbuns antológicos a cartazes de filmes como o de Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha”.

Bertrand comenta que, apropriando-se da receita antropofágica de Owald de Andrade, o Tropicalismo quebrou paradigmas, devorou guitarras elétrica do rock e as temperou com as raízes das tradições nacionais, resultando num poderoso eco e conquistando o Brasil, apesar da ditadura militar. “Com o enunciar dos seus 50 anos de história, além daqueles que ocuparam o proscênio e que já reconhecemos o seu brilho e talento, outros personagens contribuíram essencialmente para a sua formação”, considera.

E é com espírito de bandeirolas e cordões que este último Cineclube Walter da Silveira exibe o filme que conta as andaças de um navegante atrevido, que confunde-se com o maior movimento musical brasileiro após a Bossa Nova, conclui o diretor da Dimas. “É proibido proibir, e salve Rogério Duarte!” 

Sobre o projeto – O Cineclube Walter da Silveira exibiu 11 clássicos do cinema de oito nacionalidades diferentes, desde julho de 2015, contemplando a obra de uma dezena de grandes cineastas, reunindo um público de quase mil pessoas na Sala Walter da Silveira, tradicional sede das exibições.

O Cineclube é um projeto de difusão e formação desenvolvido pela Diretoria de Audiovisual (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).  

Rogério Duarte, o Tropikaoslista (BRA, 2015)

Direção: Walter Lima

Duração: 90 minutos

Classificação: 14 anos

Sinopse – Rogério Duarte é um dos nomes mais importantes da Tropicália, movimento cultural brasileiro da década de 60. O artista plástico foi um dos primeiros a denunciar publicamente as torturas cometidas no regime militar. Durante a ditadura, a sua atuação política e seus feitos culturais mobilizaram muitos artistas e inspiraram toda uma geração.

Serviço:

Cineclube Walter da Silveira

Quando: 17 de dezembro (Sábado), às 17h

Onde: Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27 – Barris)

Ingresso: Entrada franca

Debate após a sessão com o realizador do documentário, Walter Lima, e o músico Paquito. Mediação: Bertrand Duarte.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password