Publicidade online cresce com otimização do Google no cenário

O cenário da comunicação está mudando mas números de Investimento em Mídia Online mostram que um setor está cada vez mais em alta, conforme pesquisa AD SPEND BRASIL  2015-2016, realizada pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau). O levantamento realizado pela organização que reúne 240 associados entre as principais empresas do mercado digital, aponta que a publicidade online movimentou mais de R$ 9,3 bilhões em 2015. Mas a perspectiva não para por aí. De acordo com o estudo, a previsão para este ano é crescer 12%, chegando a R$ 10,4 bilhões.

Liderada pelo IAB Brasil e realizada pelo com Score, a pesquisa Digital AdSpending apresenta os investimentos por áreas do digital, com valores consolidados de 2015. O segmento de search e classificados é o responsável pelo maior volume de verbas publicitárias, com R$ 5,169 bilhões, seguido por display e redes sociais (R$ 3,148 bilhões) e vídeo (R$ 1,038 bilhão). E uma das principais concentradoras de mecanismos busca e de anúncios online, que tem estimulado o mercado nos dias de hoje é sem sombra de dúvidas o Google. A plataforma arrecada cerca de 33% de todas as receitas de publicidade online. “O Google é uma das principais ferramentas de publicidade online. Pela versatilidade de produtos e segmentações que o Google oferece é muito difícil deixá-lo de fora dos nossos planos”, diz Eyder Borges, mídia digital da pernambucana Agência UM.

Para o profissional com larga experiência no setor e com certificação de especialista nas ferramentas Google de publicidade online, é importante se ater aos detalhes e elementos que fazem a diferença na hora de investir em campanhas com a plataforma. O publicitário enfatiza que se deve prestar atenção na hora de desenvolver anúncios, grupo de anúncios, campanhas e definir palavras chaves no Google. “Tudo deve ser muito bem planejado, principalmente dados de segmentação como praça, gênero, idade, interesses, palavras-chave, canais, entre outros. O planejamento e organização dos grupos de anúncios também são muito importantes, pois através deles é que vamos definir quais palavras-chave iremos trabalhar e a concordância dessas palavras com o anúncio contido no grupo”, completa Borges.

E isso não é a toa. Pela sua experiência, as falhas no processo começam após o planejamento, onde se costuma acertar e/ou errar em virtude da estrutura de trabalho ser diferente do processo de mídia off. “Na fase de planejamento nós tentamos alinhas os formatos de acordo com cada objetivo e, quando colocamos campanhas no ar, damos início ao trabalho diário de acompanhamento e otimização”, destaca. E, sendo assim, recomenda que a preocupação principal deve envolver sempre 4 considerações: “Quem é o cliente final? Em qual (micro-) momento ele está? O que ele deseja? O que podemos fazer para satisfazer esse desejo? Respondendo a essas questões teremos um caminho muito mais claro e objetivo”, completa Borges, que integra time de mídia digital da Agência UM.

A pernambucana UM acaba de conquistar o selo Google Partner Premier, a maior chancela do Google para agências com compromisso de melhoria constante e excelência. A empresa é a única agência de propaganda de Pernambuco com o maior volume de especializações reconhecidas pelo Google.

Time da Agência UM que conquistou o Google Partner Premier – Eyder Borges (esquerda), Raysa Andrade, Clara Amorim, Jacqueline Deyse, Thiago Filipe, Augusto César e Caio Leão (direita).

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