Instituto Cervantes comemora dez anos abrindo duas novas unidades em Salvador

O Instituto Cervantes celebra dez anos de atuação em Salvador expandindo o seu projeto educacional.  A partir de janeiro de 2017, em parceria com mais duas instituições líderes no setor da educação, o Instituto abrirá mais duas unidades na cidade, visando atender a públicos específicos.  A primeira funcionará no Centro Empresarial Iguatemi, no bairro do Iguatemi, compartilhando espaço e instalações com Aliança Francesa Salvador, instituição parceira de referencia no ensino de língua francesa. Essa unidade estará voltada principalmente para profissionais que trabalham na região, mas não é exclusiva para eles, já que qualquer uma pessoa poderá se inscrever. A segunda unidade ficará na sede do Serviço Nacional da Indústria/Senai-Cimatec, na avenida Orlando Gomes, no bairro de Piatã. Ambas as unidades darão ênfase, neste primeiro momento, aos estudantes em fase iniciante.

A abertura dessas duas novas unidades, como explica o atual diretor do Instituto Cervantes em Salvador, Alberto Gascón, significa que “o nosso projeto amadureceu e se consolidou institucional e socialmente na cidade, consagrando a nossa missão de promover e difundir a língua e a cultura espanhola”.

Atualmente, o Cervantes vive um período de crescimento de matrículas na sua sede principal, na Ladeira da Barra. Em 2016, o acréscimo em relação ao ano anterior foi da ordem de 30 por cento. Além disso, como lembra Gascón, o instituto contabiliza um total de sete mil estudantes que passaram por suas salas de aula nesses dez anos de operação em Salvador.

As novas unidades refletem a ampliação do interesse dos baianos pelo aprendizado da língua espanhola. No Centro Empresarial Iguatemi, serão oferecidas entre 150 e 200 vagas, atendendo os que desejam aprimorar seu perfil profissional, ampliando seu conhecimento sobre a segunda língua mais falada no mundo. Já na unidade do Senai-Cimatec, as aulas não só serão oferecidas para a comunidade de estudantes, professores e funcionários da instituição, como também para qualquer pessoa interessada, incluindo moradores de bairros como Alphaville, Piatã ou Patamares e da cidade de Lauro de Freitas e seu bairro de Vilas do Atlântico.

“Com essas novas unidades, podemos afirmar que qualquer pessoa que trabalhe ou more no eixo Barra-Pituba-Paralela-Lauro de Freitas poderá ter acesso com facilidade aos nossos cursos”, observa Alberto Gascón, lembrando que o corpo técnico de excelência do Cervantes é uma garantia desta fase de expansão. “Os professores do Cervantes são escolhidos após rigoroso processo de seleção. Eles devem possuir uma titulação superior, uma experiência mínima demonstrável no ensino de língua espanhola e um mínimo de horas de formação especializada. É exigido também que eles sejam nativos de um pais hispanofalante e cada ano participem de um programa didático de formação para atualizar seus conhecimentos e capacidades”, completa.

Espanhol: Bahia e mundo

A língua espanhola conta atualmente com mais de 550 milhões de falantes no mundo, incluindo a aqueles com competências limitadas, que estão estudando o idioma. É o segundo idioma materno em número de falantes – 470 milhões em todo o mundo -, perdendo somente para o mandarim. Por razões demográficas, a porcentagem da população mundial que fala espanhol como língua nativa está aumentando, enquanto o mandarim e o inglês têm diminuído. A previsão é de que, até 2030, os falantes de espanhol sejam de 7,5% da população mundial. Em 2050, os Estados Unidos serão o primeiro país hispanofalante do mundo.

Para os baianos, por causa da indústria do Turismo, o espanhol tem um diferencial muito interessante. Bancos, companhias de telefonia, hotéis, empresas de produção de energia, etc., entre outros segmentos, têm sede na Bahia, o que demanda profissionais com domínio lingüístico-cultural no idioma. Com isso, abrem-se relevantes portas para  o mundo profissional, acadêmico e cultural.

Além disso, dos 12 mil espanhóis que moram na região Nordeste do Brasil, cerca de 9 mil residem em Salvador,  terceira maior concentração de espanhóis no Brasil, depois de São Paulo e Rio.  A maioria desses espanhóis é de origem galega (a Galicia fica na região Norte da Espanha), descendentes de emigrantes que chegaram ao Brasil entre o final do século XIX e meados do XX.

A colônia espanhola tem uma forte presença nesta cidade, através de instituições de referência na sociedade baiana, como o Clube Espanhol o Hospital Espanhol. Além disso, Bahia e Nordeste do Brasil tornaram-se, nos últimos anos, o destino de escolha para um número crescente de turistas espanhóis, uma decorrência também da existência de vôos regulares de companhias aéreas espanholas para Salvador, bem como o aumento do investimento dos hoteleiros espanhóis nesta região do Brasil.

SOBRE O INSTUITUTO CERVANTES NO BRASIL

O Brasil é, na atualidade, um dos países em que o estudo e o uso do espanhol vêm experimentando um maior crescimento. O Instituto Cervantes realizou um importante esforço para incrementar sua presença acompanhando esse crescimento. Após a abertura dos primeiros Institutos em São Paulo (1998) e em Rio de Janeiro (2001), a partir do ano de 2007 foram abertas novas sedes: Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador; Recife e Belo Horizonte (2009). Com isso, a rede do  Cervantes no Brasil consta de oito Centros, sendo o país com maior número de Institutos em todo o mundo. Ademais, ao longo destes anos foram criados no Brasil um total de 49 Centros de Inscrição e Exame DELE, que permitem a realização das provas por candidatos de qualquer região do país.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password