Valéria Leal estreia na literatura

Fonoaudióloga e perita em voz lança romance no próximo dia 29 em Salvador

Nascido da sólida experiência na área da Perícia da fonoaudióloga Valéria Leal, O Crime por um Fio será lançado no próximo dia 29, a partir das 19 horas, na Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea, em Salvador. Na publicação, a autora decidiu transformar alguns dos mais importantes casos policiais dos últimos anos em relatos emocionantes, do ponto de vista de uma perita.

A glamorosa, elegante e corajosa Isadora trabalha para a fictícia Agência Nacional de Inteligência, órgão com sede no Rio de Janeiro. Como seu contraponto nas narrativas com jeito de thriller policial está o jornalista investigativo Beto Lopez, repórter do Jornal da Manhã.

Nas tramas policiais, os dois profissionais buscam, em comum, a verdade e justiça. A obra inspirada em casos reais e destaca o papel da ciência forense nos crimes cometidos em todo canto – da favela ao Planalto Central do Brasil.

Beto representa ali o faro da imprensa e seu papel na busca de uma sociedade mais justa. Ele é um incansável investigador, enfrentando os perigos da profissão de jornalista investigativo numa sociedade cada vez mais intolerante e violenta. A luta contra a impunidade se torna o principal combustível nos casos que envolvem o poder do narcotráfico, das organizações criminosas e da corrupção de governos locais. Pelo menos na ficção, nenhum crime ficará sem resposta.

O prefácio tem as palavras do jornalista Ricardo Trotti, diretor executivo da SIP- Sociedade Interamericana de Imprensa-, órgão que combate exaustivamente a impunidade nos casos de violência contra profissionais da imprensa.  “A obsessão pela verdade e a justiça são dois elementos que me fascinam nos contos de Valéria Leal. O CRIME POR UM FIO constrói uma ficção real, dolorosa e desesperada, como o clima de violência e corrupção que envolve uma sociedade e descreve uma impressionante similitude de caráter, conhecimentos e destreza que precisa possuir quer um perito forense, quer um jornalista para fazer um trabalho de investigação eficiente, com a esperança de construir uma sociedade melhor”.

Valéria Leal, nascida em São Paulo, é fonoaudióloga graduada na PUC-SP, especialista em voz e perita forense de vestígios em arquivos digitais. É também consultora em Comunicação Humana com experiência em Análise Perceptivo-Auditiva e Acústica dos Padrões de Voz, Fala e Linguagem. É membro do Conselho Técnico Científico da Acadeffor — Academia Brasileira de Fonoaudiologia Forense — e certificada em workshop com o expert Paul Ekman Group em Microexpressions Expert Level, que deu origem à série Lie to Me.

Desenvolveu estudos de aperfeiçoamento na Universidade do Arizona, Universidade de Indianapolis, nos EUA, e na British Columbia, em Vancouver—Canadá. Membro do LEVA — Law Enforcement Emergency Service and Video Association.

Serviço 

O Crime por um fio

Autora:  Valéria Leal

Editora:Chiado

Paginas: 120 pp

Valor: R$ 32,00

Onde  vai vender: Vendas online Livraria Saraiva, Cultura, da Travessa.

Lançamento em Salvador: Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea – Rio Vermelho

Sitewww.valerialeal.com

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password