Consultora de Finna desmistifica mitos e verdades sobre consumo de trigo

Rico em carboidratos, vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E, nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo, o cereal deve fazer parte da alimentação

Alimentos energéticos à base de trigo como pães, massas e bolos são frequentemente retirados da alimentação por serem considerados calóricos. A falta destes alimentos no cardápio, porém, pode ser prejudicial à saúde, explica Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium, consultoria da marca de farinhas Finna, da M. Dias Branco.

O trigo é um cereal nutritivo, rico em carboidratos, vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E, nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo. Quando usado em preparações feitas em casa, é ainda mais benéfico, pois é possível controlar a quantidade de sal, açúcar e gordura.

“A exclusão de alimentos à base de trigo que são nutritivos e típicos da cultura, sem nenhum critério ou restrição alimentar, deve ser desencorajada para não evitar prejuízos a saúde ou uma preocupação desnecessária com a alimentação”, ressalta Aretha.

Confira abaixo os principais mitos e verdades associados ao consumo de trigo e seus derivados, de acordo com a nutricionista da Equilibrium:

1 – O trigo é um cereal nutritivo.

VERDADE- O trigo é um cereal que possui diversas substâncias benéficas. Ele é rico em carboidratos, proteínas e fibras. Possui vitaminas do complexo B, zinco e antioxidantes.

2 – O trigo contém glúten, por isso ele deve ser abolido da alimentação.

MITO: O glúten é uma proteína encontrada nos cereais como trigo, centeio e aveia. Não há provas que a retirada do trigo (e glúten) da alimentação traga benefícios para a saúde.  Inclusive sua retirada pode resultar em inadequação no consumo de vitaminas do complexo B, ferro e fibras.

Somente quem é celíaco (doença do sistema imunológico que provoca inflamação no intestino e gera sintomas como diarreia, dores abdominais e carência de alguns nutrientes) deve retirar o glúten da alimentação. Ou seja, 1% da população realmente não pode consumir glúten.

3 – Alimentos com glúten, à base de farinha de trigo, têm calorias semelhantes a alimentos sem glúten, feitos com outras farinhas.

VERDADE: Os mesmos alimentos ou preparações feitos com outros tipos de farinhas, com e sem glúten possuem valor calórico semelhante.  Sendo assim, consumir alimentos sem trigo para reduzir as calorias da alimentação não tem fundamento.

4 – Para emagrecer é preciso deixar de comer alimentos feitos com farinha de trigo, como pães, tortas, bolos.

MITO: Como a farinha e os alimentos derivados do trigo fazem parte do grupo de alimentos energéticos, é comum que sejam associados ao ganho de peso. É necessário esclarecer que apenas o excesso e o desequilíbrio no consumo de qualquer alimento podem levar ao ganho de peso.  Cortar o carboidrato, principal nutriente presente na farinha de trigo, pode causar cansaço, irritabilidade e falta de energia.

5 – Diabéticos devem evitar consumir trigo e alimentos feitos de farinha de trigo.

MITO: Com os avanços do tratamento farmacológico e de estudos que relacionam a interferência da nutrição nessa patologia, concluiu-se que não há razão para diabéticos cortarem o carboidrato da alimentação. Ele deve ser mantido para garantir o aporte de energia.

A recomendação é que as quantidades, frequência de consumo e combinações de alimentos devem ser ajustadas conforme tratamento médico e nutricional.

Sobre a Finna

Líder de mercado no segmento de farinhas no Nordeste, de acordo com a NIELSEN (agosto/setembro), a marca Finna pertence ao portfólio de marcas da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos e atua nas regiões Norte e Nordeste do país. Com o slogan “Finna e você”, a marca produz e comercializa farinhas com e sem fermento, e mistura para bolo tradicional nos sabores chocolate, milho cremoso, laranja, baunilha e brownie. Além da mistura tradicional, Finna lançou em 2014 a linha Mr. Cake, mistura para bolo 100% pronta que basta adicionar somente água ou leite, bater e levar ao forno. Todas as linhas possuem adição de vitaminas e minerais.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta anos de existência, a M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M.Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 12 unidades industriais e 29 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.

O ravióli, apesar de ser feito em três partes, é muito simples de preparar e o resultado maravilhoso! A massa é feita com ovos, água e farinha de trigo. Basta misturar todos os ingredientes e sovar. O segundo passo é o recheio, que garante o sabor da receita. O último passo é o molho de gorgonzola, que dá o toque sofisticado ao prato.

Como fazer Ravióli de Mozzarella de Búfala com Maçã e Molho de Gorgonzola

Ingredientes

Massa:

500g de Farinha de Trigo Finna Tipo 1

5 ovos grandes

Água, se necessário.

1 pitada de sal

Recheio:

500g de mozzarella de búfala

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Manjericão fresco

Molho de gorgonzola

Ingredientes

100grs de queijo gorgonzola cortado em pedaços pequenos

2/3 xícara (chá) de leite

1/2 xícara (chá) de Margarina Puro Sabor

1/4 xícara (chá) de creme de leite

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Massa:

– Em uma vasilha funda, coloque a farinha de Trigo Finna, os ovos um a um, se necessário for, pode se colocar água fria para dar o ponto da massa lisa. Sove muito bem a massa ate ficar bem lisinha. Divida a massa em dois e com a ajuda de um cilindro, abra-a bem fininha. Coloque o recheio lado a lado, porém, com um bom espaço entre eles. Faça a mesma coisa com a outra metade da massa e sobreponha sobre a massa já recheada. Corte os raviólis do tamanho de sua preferência, com a ajuda de um cortador redondo.

Recheio:

– Amasse a mozzarella, temperando com sal, pimenta a gosto e manjericão fresco pra rechear os raviólis.

Molho de Gorgonzola

– Coloque o leite em uma panela reforçada e aqueça sem deixar ferver. Adicione o queijo e a margarina mexa delicadamente com uma colher de pau até derreter. Acrescente o creme de leite e tempere a gosto. Assim que estiver bem quente, sirva direto da panela.

– Cozinhe os raviólis em bastante água fervendo.  Coloque em uma travessa bastante molho de gorgonzola, fatias bem finas de maçã verde, os raviólis cozidos, mais um pouco de molho por cima. Uma dica é finalizar com castanhas picadas e parmesão ralado. Sirva quente.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password