“Zumbido no Muncab” celebra o Mês da Consciência Negra

  • “Zumbido no Muncab” celebra o Mês da Consciência Negra
  • “Zumbido no Muncab” celebra o Mês da Consciência Negra
  • “Zumbido no Muncab” celebra o Mês da Consciência Negra

Programação especial começa nesta sexta-feira (18.11) e envolverá diversas linguagens artísticas no Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira

“Zumbido no Muncab” é a programação especial elaborada pelo Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira para comemorar o Mês da Consciência Negra. A programação começará no dia 18 de novembro, estendendo-se até 7 de dezembro, incluindo duas grandes exposições de artes visuais, uma oficina temática sobre cor da pele, um projeto que aborda a ancestralidade negra, uma mesa de conversa sobre ações afirmativas e um show inédito de Paulinho da Viola. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no próprio espaço do Muncab, no Centro Histórico – exceção do show de Paulinho da Viola, que ocupará a Concha Acústica do Teatro Castro Alves no dia 25 de novembro, às 19 horas. A programação tem patrocínio da Bahiagás e apoio da Secretaria de Cultura da Bahia/TCA.

A primeira exposição comemorativa, denominada Salão de Doações, será aberta às 18 horas do dia 18 de novembro, reunindo telas, esculturas, fotografias e outras obras doadas ao Muncab por artistas como Juarez Paraiso, Emanoel Araújo, Cesar Romero, J. Cunha, Justino Marinho, Graça Ramos, Andrea Fiamenghi, Akira Cravo e Márcio Lima. A outra mostra, intitulada “Imagens da Ancestralidade em Tramas da Pele”, estará a cargo da artista plástica Aislane Nobre, que recorre à fotografia, pintura e bordado para tratar das cores de pele de seus ancestrais.

A oficina “Tramas da Pele”, a ser realizada a partir do dia 22 de novembro, investiga e busca refletir sobre essa mesma temática – a cor da pele – , porém a partir das tintas comercializadas no mercado artístico nacional. O show de Paulinho da Viola vem a seguir, no dia 25. Será um espetáculo exclusivo idealizado pelo artista, com participação de 17 músicos, para angariar recursos para a finalização do processo de construção do Muncab.

            A programação ainda contará com uma Mesa de Conversa no dia 30 de novembro, às 14h30, tendo como temática “Os desafios da educação e as ações afirmativas”, e o lançamento, no dia 7 de dezembro, do projeto “Nós, Transatlânticos”, idealizado pelo diretor teatral e professor Paulo Dourado, com a curadoria de José Carlos Capinam (presidente da Amafro – Associação de Amigos da Cultura Afro-Brasileira), Jaime Sodré (professor e PhD em História da Cultura Negra) e João Jorge Rodrigues (presidente do Olodum). A proposta do projeto é criar um site sobre o legado africano na Bahia, porto dos primeiros navios negreiros desembarcados no país e foco de uma cultura que se constituiu e se fortaleceu ao longo da história.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password