Nutricionista ressalta a importância do consumo de carboidratos em períodos de provas e concursos

Com base em estudos científicos, consultora da Fortaleza indica massas e torradas como combustíveis para o cérebro 

Os períodos de provas para vestibular e concursos são muito desgastantes para os inscritos devido ao excesso de estudos e noites sem dormir. Para manter o cérebro produtivo e bem afiado, auxiliando o aprendizado, a indicação da nutricionista da Equilibrium, Aretha Magalhães, consultora da Marca Fortaleza, é consumir alimentos que contenham carboidrato, nutriente que é fonte de energia. Massas, pães e torradas estão entre os alimentos que podem ajudar os estudantes a melhorar a concentração para as provas.

“O único nutriente que o cérebro reconhece como fonte de energia é o carboidrato. Como o cérebro armazena pequenas quantidades deste nutriente no decorrer do dia, o consumo em porções corretas é importante para mantê-lo funcionando na sua capacidade máxima, intensificando a capacidade de aprendizado”, explica Aretha. 

O ideal é consumir carboidratos de forma equilibrada em todas as refeições, explica a nutricionista. Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), órgão que tem como objetivo promover a segurança alimentar, de 55% a 75% das calorias diárias devem ser consumidas na forma de carboidratos, divididas em café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários. “Torradas, massas e biscoitos são excelentes fontes de carboidratos que podem compor essas refeições”, ressalta Aretha.

A nutricionista da Equilibrium destaca que a alimentação equilibrada no período anterior às provas é fundamental, uma vez que alimentos de difícil digestão podem dificultar o desenvolvimento do raciocínio e da concentração. “O corpo, para realizar a digestão destes alimentos, irá deslocar um grande volume de sangue para o intestino. Isso poderá prejudicar o aporte de sangue deslocado para o cérebro, que estará realizando um grande esforço durante a prova”, explica.

Veja sugestão de cardápio da Equilibrium rica em carboidratos, lipídeos e proteínas, além de conter fibras, vitaminas e minerais para a véspera da prova: 

Café da manhã:

4 torradas light Fortaleza com queijo cottage, orégano, azeite e peito de peru

1 banana

1 xícara de chá de café com leite

 Lanche 1:

1 pote de iogurte desnatado

2 colheres de sopa de granola 

Almoço:

1 prato fundo de salada de: alface crespa e rúcula a vontade, 1 palmito em rodelas, 4 tomates secos e 1 colher de sopa de torrada picada e temperada (azeite e orégano)

4 pegadores de parafuso com frango e legumes

Lanche 2:

1 banana picada em rodelas

2 colheres de sopa de aveia em flocos 

Jantar:

2 torradas integrais com alho, azeite, tomate cereja, manjericão e queijo parmesão

1 prato fundo de sopa cremosa de legumes: mandioquinha, batata, cenoura, abobrinha picada (outros legumes de sua preferência) caldo de carne, azeite, sal, salsinha 

Ceia:

1 maçã   

Sobre a Fortaleza

Com mais de 60 anos de tradição, a Marca Fortaleza foi a primeira a ser lançada pela M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Hoje já são mais de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos, a Marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste. 

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta anos de existência, a M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M.Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 12 unidades industriais e 29 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password