Margarinas podem contribuir para a suplementação de vitaminas essenciais à saúde

Enriquecida com vitaminas A, D e E, Amorela é aliada da boa saúde e nutrição em qualquer fase da vida 

Deliciosa para começar bem o dia, em um pão quentinho acompanhado por uma boa xícara de café com leite, a margarina também pode ser uma ótima fonte de complementação de vitaminas essenciais, como A, D e E, quando tem a fórmula enriquecida por esses nutrientes. De acordo com Aretha Magalhães, da Equilibrium, consultoria da marca Amorela, as vitaminas A, D e E, só são absorvidas pelo corpo na presença de gorduras e, por isso, são chamadas de lipossolúveis. “Sendo assim, a margarina é um bom alimento para conduzir essas vitaminas”, ela explica.

As versões tradicional e light da Margarina Amorela, de 250g e 500g, são enriquecidas com esses três nutrientes importantes para a saúde. De acordo com a tabela nutricional do produto, uma colher de sopa (10 g) de margarina contém 15% das necessidades diárias de cada uma dessas vitaminas (para uma dieta de 2 mil calorias, a média de um adulto com boa saúde).

A Vitamina A, afirma Aretha, é encontrada em alimentos como cenoura, abóbora, gema de ovo e, principalmente, no leite materno. É importante para a visão e sua falta pode levar à cegueira noturna ou até à perda total da visão. Ela também ajuda na defesa do corpo, evitando infecções”.

A nutricionista da Equilibrium ensina que, em algumas fases da vida, a necessidade de vitamina A aumenta. A partir do 6º mês, além do leite materno, é necessário um bom aporte de vitamina A, pois ela é essencial para o crescimento. Mulheres que amamentam também precisam de mais vitamina A, pois além de suprir a necessidade da mãe, esse nutriente passa para o bebê por meio do leite materno. Por isso mesmo o Ministério da Saúde criou o Programa de Suplementação de Vitamina A para crianças de 6 meses a 5 anos e mães que amamentam.

Já a vitamina D participa do processo de absorção do cálcio e fósforo, minerais importantes para a saúde dos ossos.  “A principal forma de se obter vitamina D é por meio do contato do sol com a pele. Quando os raios solares atingem a pele sem protetor solar, desde que em horário seguro (antes das 10h e após as 16h) a vitamina é produzida”, diz a nutricionista Aretha, explicando que a falta do nutriente pode levar à osteoporose principalmente em mulheres após a menopausa, doença na qual os ossos ficam fracos e mais vulneráveis a quedas e fraturas.

As recomendações de vitamina D para pessoas até 50 anos, gestantes e nutrizes não são diferentes.“Apenas uma colher de sopa de margarina com adição desta vitamina contém 15% da necessidade de uma pessoa até 50 anos”, ressalta Aretha.

Por fim, a Vitamina E é um antioxidante e sua função é defender as células contra os radicais livres, substâncias que são produzidas naturalmente pelo corpo e que provocam o envelhecimento das células.  Desta forma, a vitamina E é uma aliada na prevenção de doenças do coração, Alzheimer, artrites e câncer. “A adição da vitamina E na margarina ainda ajuda no processo de preservação da qualidade desse produto, impedindo alteração de sabor”, ressalta.

No site da Margarina Amorela você encontra receitas exclusivas para aproveitar todo o sabor e os nutrientes dessa delícia cremosa, além de muitas dicas de cozinha e cuidados com a saúde.

Veja abaixo como fazer crepe de damasco para a família. Caso queira, você pode colocar outros recheios de sua preferência. Todo mundo de casa vai adorar!

Como fazer Crepe de Damasco 

Ingredientes:

Massa

2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Finna Tipo I

50g de Margarina Amorela derretida

2 colheres (sopa) de açúcar

3 ovos

500 ml de leite

1/2 colher (café) de sal

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Recheio

300 g de damascos secos picados

2 xícaras (chá) de água

2 xícaras (chá) de açúcar

Modo de preparo: 

Passo 1 – Comece preparando o recheio, colocando os damascos e a água em uma panela e cozinhando-os em fogo médio até que fiquem macios e a água seque. Amasse-os com o garfo e leve-os de volta ao fogo, acrescentando o açúcar. Deixe apurar e desligue o fogo.

Passo 2 – Enquanto o recheio esfria, prepare a massa. Bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe descansar por uma hora. Unte uma frigideira com margarina e distribua um pouco da massa, espalhando-a uniformemente, girando a frigideira. Quando o crepe estiver dourado no fundo, vire-o para dourar o outro lado. Retire da frigideira e reserve em local aquecido. Repita o procedimento até terminar a massa.

Passo 3 – Coloque os crepes em pratos individuais e distribua 1 colher (sopa) do recheio sobre cada um deles. Dobre-os e polvilhe-os com o açúcar de confeiteiro. Decore com damascos inteiros. 

Sobre Amorela

A marca de margarinas domésticas Amorela é produzida na fábrica GME (Gorduras e Margarinas Especiais), uma das unidades industriais da M.Dias Branco fundada em 2002, em Fortaleza (CE). Com o mais moderno complexo industrial da América Latina, a unidade é certificada pelo ISO 9001 e 22000 e é a primeira do segmento de refinaria e produção de margarinas do Ceará a obter a certificação APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Sobre Amorela

A marca de margarinas domésticas Amorela é produzida na fábrica GME (Gorduras e Margarinas Especiais), uma das unidades industriais da M.Dias Branco fundada em 2002, em Fortaleza (CE). Com o mais moderno complexo industrial da América Latina, a unidade é certificada pelo ISO 9001 e 22000 e é a primeira do segmento de refinaria e produção de margarinas do Ceará a obter a certificação APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta anos de existência, a M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M.Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 12 unidades industriais e 29 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.

 

Kátya Elpydio5205 Posts

Criei o Borimbora com o objetivo fundamental de fazer com que você esteja sempre à frente do seu tempo no que diz respeito à comunicação na sua totalidade. Nenhum de nós é TÃO BOM quanto todos nós JUNTOS!

0 comentários

Deixe um comentário

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password